Crise da primeira guerra mundial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3260 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Indice


1. Introdução 2
1.2. METODOLOGIA DO TRABALHO 2
2. As causa da primeira guerra mundial 3
2.1 Causas Políticas 3
2.2 Causas económicas 4
2.3 Causas imediatas 5
3 As etapas da primeira guerra mundial 5
3.1 Primeira Fase: Guerra das trincheiras ou plano Shlieffen 6
3.2 Segunda fase: A guerra das trincheiras ou de posições 7
3.3 Terceira fase 8
4 Consequências 94.1 Consequências políticas 10
4.1 Consequências económicas e sociais imediatas 11
4.1.1 Emprego 11
4.1.2 Estrutura e organização 12
4.1.3 INFLAÇÃO 12
4.1.4 RELAÇÕES ECONOMICAS INTERNACIONAIS 13
4.1.5 COMERCIO INTERNACIONAL 13
5 RECOMENDÇÕS 15
6 Conclusão 15
















Introdução



Durante os séculos XIX a XX, os países da Europaapresentavam um desenvolvimento diferente nos vários níveis de vida . a nível económico existiam países em que o capitalismo é mais antigo, estes países desenvolveram a um ritmo lento e ocupavam posições monopolistas em relação as fontes mundiais de matérias primas e mercados, por outro lado, existiam países em que o capitalismo é mais recente, estes desenvolveram-se a um ritmo rápido graças a uma maisintegral aplicação das novas descobertas no campo da ciência e da técnica. Estes países, progrediram e chegam a um momento em que ultrapassam os velhos estados capitalistas nos campos políticos e militares. Este desenvolvimento desigual do capitalismo faz com que a Europa se devida em dois campos opostos, isto porque os países do capitalismo recente uma vez tornados mais fortes que os países docapitalismo velho vão lutar para afastar estes últimos dos principais mercados e fontes de matéria prima
No principio do século XX, a Europa vivia num clima de paz armada, profundas rivalidades entre as grandes potências, agrupadas em dois sistemas de alianças rivais que ameaçavam o equilíbrio político europeu e em 1914 da se o inicio da primeira guerra mundial que se expandiu em todo o mundo.O presente trabalho faz uma abordagem sobre a primeira guerra mundial, explicando em primeiro plano as causas que levaram a guerra, os acontecimentos importantes durante o período de guerra ate chegar as consequências que esta trouxe a nível político, económico e social e para concluir deixa se recomendações aos leitores deste trabalho e as conclusões tiradas depois da elaboração do trabalho.1 METODOLOGIA DO TRABALHO


O presente trabalho foidesenvolvido baseado em dados e informações colhidos em biblioteca, páginas de internete apontamentos dos menbros do grupo de anos anteriores bem como na nossa própria sensibilidade e modo de ver o tema em análise.



As causa da primeira guerra mundial




1 Causas Políticas





A desagregação do Império Otomano quemediou entre 1815 e 1914, deixara nos Balcãs um relativo vácuo político que duas potências, Áustria e Rússia tentavam ocupar. A rivalidade entre elas e a interferência de outras grandes potências impedira a concretização desses objectivos. Dos dois países o mais insatisfeito era a Áustria, fazendo de tudo para dificultar a penetração da Rússia nos Balcãs, levando assim a declaração da guerra daÁustria à Sérvia. Contrariado a penetração da Áustria nos Balcãs que resultaria de uma vitória austríaca foi a razão da declaração da guerra da Rússia à Áustria. Em termos territoriais a ambição austríaca era de anexar a Sérvia e a ambição Russa era de conseguir a sua o independência enfraquecendo a Áustria.

A ascensão da Rússia como grande potência política e económica era algo que desagradava aAlemanha, devido a ambição da Alemanha de criar uma esfera de influência na Europa Ocidental, anexar alguns territórios da Rússia cuja a população era maioritariamente não russa, como: Finlândia, Estónia, Letónia, Lituânia e a Polónia ou ainda conseguir a sua independência enfraquecendo assim a Rússia.

A França vendo o poder da Alemanha ficou preocupado e tendo sido desapossada pela...
tracking img