Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9279 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
História do Atletismo
Segundo o autor Manuel F. Barbosa, vem da Grécia antiga a memória das primeiras pugnas atléticas, que compreendiam diferentes exercícios de força e de destreza.
Independentemente das provas existentes quanto à celebração dos Antigos Jogos no ano de 776 a.C., há indícios de que a sua instituição remonte pelo menos seis séculos antes. Assim, a era com todas asreservas admitida, remonta ao ano 1370 a.C., em Olímpia, então com o patrocínio do rei Iphitos de Elis.
Uma das mais significativas implicações dessas periódicas celebrações desportivas era a suspensão de todos os conflitos na Grécia (a ekecbeiria) a partir dos três meses que antecediam os cinco dias da manifestação.
Os Jogos do ano 776 a.C., primeiros de que é conhecido o nome dumcampeão – Coroibos, natural de Elis – parece, no que respeita a competições de atletismo, terem compreendido apenas uma corrida no estádio sobre a distância equivalente a 170 metros. Mais tarde, o número e a diversidade de competições cresceria rapidamente, introduzidas que foram corridas mais longas, um pentatlo (corrida, lançamentos de disco e dardo, salto em comprimento e luta), e ainda combatesde pugilismo e de luta. Não tardou muito que o âmbito geográfico dos Jogos, sempre realizados na Grécia, se alargasse a sicilianos e cretenses. Os vencedores, premiados com uma simples coroa de oliveira, eram consagrados como heróis. Gradualmente, porém, os prémios começaram a ser bem diferentes, até que para pôr fim aos múltiplos casos de corrupção, o Imperador Teodósio decretou no ano 393 a.C. aproibição dos Jogos, pelo que a tocha olímpica desapareceu durante 1.503 verões.
A primeira ideia de restabelecimento dos Jogos Olímpicos na Era Moderna deveu-se ao alemão Guts-Muths (1759-1839), fundador do primeiro grande movimento ginástico. Foi também muito importante o contributo de outro alemão, Ernst Curtius (1814-1896), que em Janeiro de 1852 proferiu em Berlim uma palestra sobre osJogos Olímpicos da Antiguidade. As pesquisas deste historiador tiveram grande eco na Grécia, induzindo o milionário Major Evamgelis à realização dos Jogos Pan-Helénícos, que no ano de 1859 decorreram com a assistência de mais de 20.000 espectadores e que depois foram repetidos em 1870, 1875, 1888 e 1889.
Foi então que em França surgiu o Barão Pierre de Coubertin (1863-1937), designado peloGoverno para se empenhar na tarefa do desenvolvimento da cultura física. Promoveu conferências nacionais e internacionais, a última das quais, já abertamente voltada para o ressurgimento dos Jogos Olímpicos, se prolongou na Universidade da Sorbonne de 16 a 23 de Junho do ano de 1894, com a presença entusiástica de representantes de 23 países e mensagens de apoio de outros 21. Coubertin programaraos primeiros jogos Olímpicos da Era Moderna para a cidade de Paris; mas a assembleia aprovou uma moção da Grécia, segundo a qual o lugar próprio do evento seria, como foi depois, em 1896, a cidade de Atenas. Essas primeiras jornadas atenienses do olimpismo moderno foram impressivamente marcadas pelas competições de atletismo, designadamente a prova de Maratona, ganha pelo grego Spiridon Louis,mas também pela inesperada derrota grega no clássico lançamento de disco, outra de entre as 13 especialidades exibidas que, por ser emblemática da Grécia e dos gregos, fortemente abalou o orgulho nacionalista helénico.
Sem dúvida que a universalidade e o balanceamento do atletismo se devem ao impulso recebido a partir do restabelecimento dos Jogos Olímpicos, pelo que, considerados tambémoutros importantíssimos aspectos – sobretudo a normalização e a regulamentação da modalidade – se pode afirmar que há uma claríssima relação de dependência olímpica na crónica, no desenvolvimento e no historial do atletismo.

A Actualidade dos Jogos Olímpicos
"Olimpíada" é a designação de cada período de quatro anos a partir de 1896, quando em Atenas se realizaram os primeiros Jogos...
tracking img