Causa da reforma protestante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (680 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
http://www.grupoescolar.com/pesquisa/causas-da-reforma-protestante.html

http://protestantismo.ieadcg.com.br/estudos/reforma_protestante_e_suas_principais_causas.htmhttp://www.iprb.org.br/artigos/textos/art51_100/art79.htm

Durante os mil anos da Idade Média (do século V ao XV), a Igreja Católica, foi a instituição mais poderosa do mundo. A Igreja possuía uma estrutura hierárquicarígida e uma organização centralizada. Era a maior proprietária de terras na Europa e possuía muitas riquezas. Além disso, a Igreja monopolizava a educação e a cultura. Porém, apesar de exercer umaimportante ação social, que incluía o cuidado com os pobres, órfãos e doentes, a instituição estava decadente: os membros do clero tinham amantes e filhos, vendiam relíquias falsificadas e trocavam o perdãodos pecados por pagamento em dinheiro. No decorrer do século XV, alguns humanistas apontavam deturpações cometidas pela Igreja e criticavam a corrupção reinante em sua alta hierarquia.
    Areforma protestante ocorreu a partir do século XVI na Alemanha e gerou uma ruptura na Igreja católica romana, dando origem às igrejas protestantes. As causas da Reforma Protetista foi marcada por algunsfatores, os principais foram o religioso, econômico e político.
Os fatores religiosos entre os motivos religiosos que determinaram um descontentamento em relação à Igreja católica foram acorrupção do clero religioso para ganhar dinheiro, o alto clero de Roma iludia a boa fé das pessoas através do comércio de relíquias sagradas. Milhares de pessoas eram enganadas comprando espinhos quecoroaram a fronte de Cristo. E A Igreja passou a vender, também, indulgencias, isto é, o perdão dos pecados. Mediante um bom pagamento, destinado a financiar obras da Igreja, os fiéis poderiam comprar asalvação e a entrada para o céu.
A Ignorância do clero também foi uns dos motivos, a maior parte dos sacerdotes desconhecia a própria doutrina católica e demonstrava absoluta falta de preparo...
tracking img