Catadores de lixo e a questao socioambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (596 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
----------------------------------

Catadores DE LIXO E A QUESTÃO SÓCIO-AMBIENTAL

----------------------------------

fortaleza2013
justificativa

A sociedade moderna tem colocado em foco um temabastante abrangente, este tem como generalidade de abordagem: “a sustentabilidade e o meio ambiente”. Tem-se como uma das maiores pautas neste assunto, como tornar a produção de lixo (que tem sidoexorbitante) menos impactante e prejudicial ao meio ambiente. Embora este seja um tema bastante abordado em rodas de conversas e intensamente articulado pela mídia, nossa equipe quis trazer um olharacerca dele que esta para além de uma situação de preservação ecológica, querendo mostrar a responsabilidade social inserida nesta realidade.
Mais que falarmos acerca de ecologia e de umaresponsabilidade sócio ambiental teórico, queremos colocar em pauta uma das profissões que mais colaboram com a redução do impacto ambiental e que, no entanto, é tão marginalizada pelo restante da sociedade. Nósoptamos por abordar um tema bastante atual, porém pouco discutido e explorado. Iremos trazer a realidade sócia ambiental do município de Maracanaú, através do enfoque dos catadores de lixo(recicladores), colocando em pauta a contribuição ambiental dos mesmos para o município e a situação social no qual eles estão inseridos (qualidade de vida), incluindo a contribuição das cooperativas dereciclagem.
Tendo isso posto, a presente pesquisa visa responder às seguintes questões: “qual a contribuição ambiental dos catadores?”, “quais as condições de vida destes trabalhadores?”, “quais projetos omunicípio desenvolve para viabilizar estas atividades?”, “como é desenvolvido este trabalho e como é articulada a relação entre gestão municipal, população e catadores?”.

2. OBJETIVOS

2.1 ObjetivoGeral

Socializar com os alunos da Faculdade Cearense, através de uma amostra audiovisual, a experiência vivenciada pela equipe ao realizar uma pesquisa de campo no aterro de Maracanaú.

2.2 Objetivos...
tracking img