Macroeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4596 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Qual o significado geral da análise IS-LM?
A análise IS-LM contempla as hipóteses tanto clássicas como Keynesianas, supondo um cenário de desemprego de recursos e o nível de preços constante. Essa análise sintetiza em um só esquema gráfico muitas situações da politica econômica por meio das curvas IS e LM. O esquema IS-LM resume os pontos de equilíbrio conjunto do lado real e do ladomonetário da economia, entre a taxa de juros e o nível de renda nacional.
O conjunto de pares de taxa de juros e níveis de renda, por exemplo, quando se tem níveis de juros mais baixos tem-se níveis de investimento maiores e consequentemente maiores níveis de renda, é conhecido como curva IS ( Investment – Saving).
Observando o lado monetário da economia, para um dado nível de renda tem-se uma demanda demoeda para transação e precaução, à medida que aumenta a renda, aumenta essa demanda, se o estoque de moeda for fixo haverá um aumento na taxa de juros, aumentando assim o preço da moeda. Dessa forma, níveis de renda maiores implicam uma taxa de juros maiores, esse conjunto de pares de taxa de juros e nível de equilíbrio de renda é conhecido como curva LM (Liquidity-Money).
O ponto onde ascurvas IS e LM se cruzam representa o equilíbrio entre o lado monetário e o lado real da economia, ou seja, é o ponto de equilíbrio da própria economia. Essa análise IS-LM permite analisar o resultado da combinação de políticas monetárias e fiscais e seus impactos sobre o lado real e o lado monetário da economia.
2) A) O que vem a ser a curva IS?
A curva IS representa o Lado Real da economia, ela éo conjunto de pontos de equilíbrio no mercado de bens e serviços, considerando os níveis de renda e da taxa de juros, é onde a oferta agregada se iguala a demanda agregada.
B)Quais os fatores ou variáveis de a deslocam?
A curva IS é deslocada por todas as variáveis exógenas, ou seja, as variações nos gastos do governo, na tributação, nas exportações, nas importações, no consumo e nosinvestimentos, por estas não serem induzidas pelas variações na renda.
C)Quais os fatores ou variáveis que alteram sua inclinação?
A declividade da curva IS depende da declividade da função poupança, como por exemplo, a propensão marginal a poupar, e da declividade da função investimento, como por exemplo, a elasticidade dos investimentos com relação às taxas de juros.
3) A) Qual o significado da curvaLM?
A curva LM representa o Lado Monetário da economia, é o conjunto de combinações entre a função oferta da moeda e a função demanda da moeda que vão estabelecer o equilíbrio no mercado monetário, tudo isso levando em consideração as variações nas taxas de juros e nos níveis de renda.
b) Quais os fatores ou variáveis que a deslocam?
Os fatores que deslocam a curva LM são os autônomos ouexógenos, como a oferta de moeda, afetada por alterações na política monetária, nas taxas de reservas obrigatórias, open Market , redescontos. Pela demanda de moeda por transações e precaução que é afetada pelos hábitos da coletividade entre outros. E pela demanda de moeda por especulação, que é alterada por varrições nas expectativas sobre a rentabilidade futura dos títulos. Todos esses fatoresdeslocam a curva LM, uma vez que não são afetados pelas variações no nível de renda.
C) Quais os fatores ou variáveis que alteram sua inclinação?
A declividade da curva LM depende da declividade da demanda de moeda por transações e precaução e da declividade da demanda de moeda por especulação, portanto da elasticidade da demanda de moeda em relação à taxa de juros.
4) A) Ilustre graficamente oequilíbrio entre o lado monetário e o lado real da economia, no eixo taxa de juros – renda real.



b) O que ocorre com o equilíbrio, em caso de uma política fiscal expansionista? Explique e ilustre graficamente.
Uma politica fiscal expansionista, de imediato já desloca a curva IS para a direita, caso a quantidade de moeda no sistema permaneça inalterada, teremos um aumento na taxa de juros,...
tracking img