Caso vale do rio doce

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1683 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo de Caso: Estrutura da Organização de Mercado da Vale do Rio Doce
A + A - Tamanho do texto:
Por Maraisa Silva

inShare


Compartilhar
Denunciar Spam
Imprimir
Introdução

No espaço econômico onde as empresas transacionam sua produção, apresenta diversas estruturas. Estas são caracterizadas pela quantidade e comportamento dos agentes e pela natureza do produto final, serviço ou fato deprodução.
Nos mercados concorrenciais pode existir a presença de uma grande quantidade de agentes em que as decisões individuais as empresas não afetam as decisões dos demais, eles se comportam apenas como tomadores de preços. Já em mercados onde não existem poucos agentes, a decisão de qualquer agente influenciará sobre a decisão dos demais, logo em certas circunstâncias eles podem ditar os preços.Quando os produtos são homogêneos, portanto substitutos perfeitos, os mercados são puros. Porém em mercados imperfeitos existe a presença de produtos substitutos, e a diferenciação do produto é um dos fatores que possibilita a manifestação preferência do consumidor pelo bem.
Existem quatro estruturas básicas de organização dos mercados, são elas: concorrência perfeita, monopólio, concorrênciamonopolista e oligopólio. Na concorrência perfeita existem muitos produtores e muitos consumidores, nó monopólio existe apenas um produtor, casos são situações extremas. No mundo real as estruturas pré-dominantes são a concorrência monopolista, onde há uma quantidade considerável de produtores com produtos diferenciados e o oligopólio que apresenta poucos produtores.
Conforme Vasconcellos (2005), ooligopólio tem como características: existência de um número pequeno de produtores fabricando que são substitutos próximos entre si; alguns produtores detêm parcela elevada da produção e que em alguns casos lhes permite exercer uma liderança na fixação de preço no mercado; as decisões das empresas quanto à produção e preço são interligadas. Portanto se uma empresa rebaixar o preço de seu produto paraaumentar sua fatia do mercado, será acompanhado pelas demais empresas e se uma empresa produzir acima de sua fatia de mercado terá que carregar estoques; as empresas procuram manter o seu oligopólio através de diferenciação de produtos, acordos com revendedores, propaganda, etc.; não existe livre entrada e saída do mercado. As barreiras à entrada podem ser tecnológicas, ou o alto valor do capitalnecessário à produção, entre outras razões. São exemplos de oligopólios a indústria de automóvel, a indústria de tratores, a indústria de medicamentos veterinários, serviços de transporte aéreo e rodoviário, setores químico e siderúrgico e outros.
O objetivo deste trabalho é identificar o padrão de concorrência em um ambiente de oligopólio ou concorrência monopolista, avaliando as estratégiasótimas. Logo iremos nos focar nestas estruturas.
Visando identificar os elementos de mercado das duas estruturas citadas, iremos utilizar os segmentos de mercado em que a Vale do Rio Doce, pois ela atua nas áreas de mineração, logística e energia elétrica, e é uma das empresas que mais contribui para o superávit da balança comercial brasileira.

Segmentos de atuação

A Vale do Rio Doce é uma empresamuito importante no cenário nacional e internacional, pois atua em uma diversidade de segmentos e suas matérias-primas dão origem a uma grande quantidade de produtos que vão de desde prédios, galpões, telhas, estruturas metálicas, tubos, conexões, canos, placas, postes, vigas, caminhões, guindastes, autopeças, rodas, motores, chassis, máquinas agrícolas, amortecedores, trilhos de ferrovias, vagões elocomotivas, chapas de navios, contêineres, válvulas, tambores de flutuação, geladeiras, fogões, freezers, lava-roupas, batedeiras, liquidificadores, refrigeradores, secadoras, embalagens variadas, bombas hidráulicas, botijões de gás, torres de transmissão, radares, robótica, informática, fertilizantes, Tintas e vernizes, pigmentos, automóveis, radares, discos rígidos, celulares, moedas e...
tracking img