Caso mc donald´s

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2973 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho extra-classe – Caso Mc Donald's

Roteiro para Realização do Trabalho:

Mapear as tendências de mercado
Identificar as oportunidades e ameaças - Análise Swot
Mapear cadeia de valor, recursos
Desenvolver Análise interna - capacidades, competências, concorrentes
Identificar as forças e fraquezas - Análise Swot
Desenvolver a análise de swot
Identificar o Diagnóstico
DesenvolverPlano de Ação

Estudo de Caso a ser realizado será o Caso do MC Donald's – Segue um breve contexto histórico do caso em questão

O McDonald's é uma lenda viva no mercado do fast food, conhecido pela sua qualidade e serviço, adaptou uma estratégia de expansão global que levou os famosos arcos dourados a mais de 105 países. Para que procurar novos mercados fora do território americano quandoa empresa possui mais de 9700 lojas nos Estados Unidos e serve quase um terço de todos os hambúrgueres consumidos pelos americanos? Com despesas de publicidade e promoções na ordem de 1 bilhão de dólares anuais, o MC Donald's é a marca mais anunciada nos Estados Unidos, embora o seu crescimento naquele país tenha diminuído nos últimos anos. O mesmo aconteceu com as taxas de crescimento anual daindústria americana de fast food, que diminuíram de 7,1% para 5% na década de 80.

O cardápio em Moscovo tinha as mesmas opções básicas, onde carne e batata são alimentos básicos, ao passo que, nos outros países, o MC Donald's adaptou os seus produtos ao gosto local. Dentre as diversas opções encontram-se teriyaki burgers no Japão, torta de banana no Brasil, kiwi burgers, servidos com molho debeterraba, na Nova Zelândia, cerveja na Alemanha e em Portugal.McSpaghetti nas Filipinas, e molho de chili para acompanhar fritas em Singapura. Em alguns países, o McDonald's foi forçado a mudar os métodos de preparação dos alimentos. Por exemplo, em Singapura e na Malásia, a carne bovina usada nos hambúrgueres tem que vir de gado abatido de acordo com a lei muçulmana.

Depois de entrar comsucesso no mercado russo, o McDonald's voltou-se para a China e Índia. Atualmente, a maior loja da rede no mundo encontra-se na China. Foi aberta em meados de 1992 no centro de Pequim, a poucos quarteirões da Praça Tiananmen. Em meados de 1995, o McDonald's tinha um total de 12 lojas na capital chinesa e 40 no resto do país. Apesar de ter assinado um contrato de arrendamento de 20 anos pelo ponto nocentro de Pequim, o McDonald's viu-se no meio de uma disputa entre o governo central, porém, não aprovava os planos da câmara.

Os planos do McDonald's para a Índia compreendiam Nova Deli e Bombaim, mas antes a empresa tinha que criar um ingrediente que substitui-se nos sanduiches a carne, proibida pela religião hindu. Uma alternativa poderia ser McMutton, carne de canrneiro.

Apesar do seusucesso internacional o McDonald's, por vezes, tropeça nas suas próprias formas de promover o fast food no mundo. Um cartaz exibido em 66 lojas holandesas em Outubro de 1991 causou furor na França, onde foi aberto o primeiro McDonald's em 1979. O cartaz mostrava seis chefes de cozinha examinando pratos preparados com frango. A legenda dizia que eles estavam, na verdade, a sonhar com Big Macs. Foramdois motivos do furor causado pelo cartaz.

Mesmo assim o McDonal's continuou em frente com a sua estratégia de expansão. O McDonald's Internacional divide-se em quatro regiões: Europa/África, que atualmente corresponde por dois terços das vendas internacionais. A orla do Pacifico com 23%, a América Latina com 6% e o Canadá com 2%.A sua estratégia mais recente inclui uma campanha depublicidade global unificada. Segundo palavras de um analista de mercado, “O McDonald's é igual à CoCa-Cola de 10 anos atrás. Prestes a tornar-se um gigante mundial, tem o Estados Unidos como seu principal mercado, embora um grande força impulsionadora no exterior.”

Tendências mapeadas
Responsabilidade Ambiental: Há uma tendência mundial levando instituições e pessoas a praticarem ações que protejam...
tracking img