Caso concreto aula 5

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (847 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Eis os casos concretos a serem resolvidos para a semana 5. Lembre-se de que deverão ser trabalhados em momento anterior à aula.
 
Caso 1

Em 1850 foi promulgada a lei Eusébio de Queiros queaboliu definitivamente o tráfico de escravos da África para o Brasil. Todavia, esta não foi a única lei destinada a combater o tráfico de africanos para o Brasil.  Em novembro de 1831 entrou em vigor umalei que procurava dar andamento a um tratado firmado em 1826 entre a Inglaterra e o Brasil o qual, três anos após a sua ratificação (que se deu em 1827) declararia como ilegal o comércio de escravospara o Brasil.  Esta lei, contudo, não produziu os efeitos desejados.  Desenvolva considerações acerca do que contribuiu para o fracasso da lei de 1831 e das condições que possibilitaram o êxito da leiEusébio de Queiroz.
Devido a pressão inglesa, o império brasileiro estava baseado na ordem escravocrata. Nesse sentido,
em termos práticos, era temerária qualquer atitude mais consistente em relaçãoao tráfico de negros, pois
isso colocaria em risco a própria base do sistema que se procurava construir. E quanto as condições que possibilitaram o êxito da lei eusébio de queiroz podemos citar queapós 1822, a inglaterra estabeleceu o fim do tráfico negreiro como uma das exigências para o reconhecimento da emancipação do brasil. Assim, o tratado de 3 de novembro de 1826 fixou o prazo de trêsanos para a sua completa extinção. O tráfico passou a ser considerado, a partir de então, ato de pirataria, sujeito às punições previstas no tratado. Finalmente, a 7 de novembro de 1831 - com atraso dedois anos em relação ao estipulado pelo tratado de 1826 -, uma lei formalizou esse compromisso.
Apesar das crescentes pressões britânicas, o tráfico continuou impune no brasil. E a razão era simples:toda a economia brasileira, desde a época colonial, estava assentada no trabalho escravo. Em tal circunstância, a abolição do tráfico criaria enormes dificuldades à economia, comprometendo as suas...
tracking img