Caso cbn

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1037 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A empresa teve seu inicio como uma pequena oficina de confecção, após a união de dois sócios, Claudio ex gerente de uma conceituada loja de moda e Marcel imigrante francês com vasta experiência e conhecimento técnico de todas as fases de produção. Apesar de possuírem poucos recursos, montaram uma pequena oficina de confecção de vestuário (moda) no qual foram ganhando mercado junto alojistas e consumidores. Com o grande crescimento no mercado, e vendo que seria muito para apenas dois sócios, em 1978 eles transformam a pequena empresa em sociedade anônima, denominada CBC – Companhia Brasileira de Confecção, assumindo a liderança em todo território nacional na área de moda, empregando um numero grande de funcionários e passando a distribuir seus produtos por todo territórionacional. Mesmo com todo este sucesso, ficou claro que não houve um planejamento inicial e sim uma união de dois profissionais que somados poderia dar certo no ramo em que optaram, sem uma estratégia, meta, objetivos claros e bem definida pelos sócios.
2
A CBN por estar em plena expansão e somente focada nas demandas de produção, acabou se dedicando totalmente ao presente, já que via o futuro comoprospero e assim objetivava e tinha como meta mais programas de expansão, a CBC por ser uma fabrica voltada ao mercado da moda,seu planejamento era focado a apenas uma estação do ano o que corresponde a um quadrimestre. A mesma era bem solida, constituída de fabrica nova e prédio próprio, passando assim confiança e credibilidade junto aos lojistas, consumidores e estabelecimentos de credito.Mas por não ter feito uma estratégia e ter centralizado suas decisões a um único dirigente, pois era Claudio quem centralizava tudo, já que Marcel tinha pavor da área administrativa e não interferia nas decisões tomadas por Claudio, com isso foram deixando de fazer um planejamento contingencial para as diversas situações que poderiam surgir, como um plano alternativo e de sucessão de executivos nofuturo, por não ter tomado consciência da necessidade do mesmo, com o inesperado afastamento de seu presidente, a diretoria que assumiu se desequilibrou, trazendo insegurança na família “CBC” acabando assim com aquele clima cordial que existia entre os diretores.

3
Na CBC não existia nenhuma forma de coletas de sugestões de funcionários, e por isso perdia se a chance de descobrir novosprocedimentos operacionais, talentos individuais e ate mesmo candidatos a promoção, não pela fidelidade, mas pela capacidade de desenvolver tal cargo. Claudio conduzia a empresa em um sistema fechado e centralizado, no caso de conflitos surgidos nas relações de trabalho, ele não encorajava seus diretores a cultivar a arte de analisar alternativas e tomar decisões. O presidente sempre tinha a palavrafinal, sendo assim todos deveriam cumprir incontestavelmente suas decisões sem sequer terem a oportunidade de analisar tais decisões de maneira retrograda e limitada ignorando os conceitos de motivação e pro- atividade de seus colaboradores. Por outro Marcel se mantinha ocupado com o objetivo de baixar custos, e evitava a rotina administrativa e os conflitos de trabalho, ficando tudo centralizado com oPresidente (Claudio). Desta forma as decisões eram sempre tomadas a nível gerencial e nunca a nível operacional, pois sua forma centralizadora afastava qualquer possibilidade de uma discussão. Para uma boa administração gerencial e fundamental a delegação de autoridade com responsabilidade, evitando que a empresa fique engessada na espera de decisões que podem ser tomadas a nível operacional,tais como erros de negligencia de um funcionário ou ate mesmo um problema ocasionado na tentativa de melhoria de processos operacionais. Desta maneira o diretor operacional tem autonomia da tomada de decisão.

4
Em uma empresa, existe uma comissão de diretores que está pronta a decidir, então caso ocorra algo inesperado como no caso de afastamento de um dos diretores, ela (empresa) não será tão...
tracking img