Caso toyota

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1066 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Em 1974, Sr Claudio Barros trabalhava em uma loja como Gerente e demitiu-se para montar uma sociedade com Sr Marcel, um imigrante Frances, que trazia vasta experiência da Indústria Parisiense confecções, este conhece toda a área da indústria de confecções desde a modelagem, corte, costura até a passadoria.

Com essa fusão nasceu uma pequena empresa de confecções, tão logo evoluiue se transformou em uma grande Confecção de produção em serie.

O Mercado em que exploravam foi crescendo sua clientela e sua produção, a cada dia ficava cada vez mais difícil o domínio da empresa nas mãos só de dois donos, em 1978 a pequena Empresa transformou-se em Sociedade Anônima, denominada de CBC - Companhia Brasileira de Confecção, a qual apresentará abaixo;

2. O SISTEMAORGANIZACIONAL DA CBC

O Sistema Organizacional era composto por dois sócios, Sr Marcel que atuava na área de produção e operação e Sr Claudio responsável pela área Comercial e administrativa.

Sr Claudio era uma pessoa determinada quando necessário tomava qualquer decisão e repassava para Sr Marcel para as mesmas fossem cumpridas.

Já Sr Marcel tinha pavor a área administrativa, as decisões tomadas peloseu sócio nunca eram contestada, ao contrario ele sempre acatava tudo que ele decidisse.

Como a Empresa crescia a cada dia, se fez necessário amplia o quadro de diretores a Empresa e com isso foram indicados alguns funcionários antigos que demonstravam confiança, estes foram designados para fazerem parte da diretoria da CBC.

A Empresa se planeja apenas para uma estação do ano, exatamentepor atuar no mercado de confecções e moda.

Toda vez que mudava a estação do ano, seus modelos e estoques eram atualizados de acordo com a estação atual, mesmo sem planejamento a CBC conseguia crescer no mercado.

Como a CBC trabalhava visando o presente, todas as metas e objetivos eram verificados.

3. O SISTEMA DE DIREÇÃO DA CBC

Como a CBC, não tinha nenhum canal de informação internaentre a Diretoria e funcionários as decisões eram tomadas pelo presidente e devido a esse tipo de gerenciamento ficava difícil de perceber se haviam pessoas aptas de capacitadas no meio Gerencial ou mesmo na produção de desenvolver algum cargo de confiança na empresa.

Quando era cometido algum erro na parte da produção o responsável advertia o funcionário que cometesse esse erro, chamando aatenção dos demais para que o mesmo não se repetisse, cada um era responsável por sua área e responder assim por qualquer erro.

Seu superior deve também adverti quando o funcionário age por conta própria, mesmo tentando evoluir o processo, pois acaba causando outro problema, neste caso ele deverá ao seu superior e claro, obedecer à hierarquia da empresa.

As decisões são tomadas no nívelinstitucional, lá se concentra a cúpula de Diretores e presidente, mais algumas decisões são tomadas no nível operacional, principalmente quando o assunto é operação e ou funcionários, não é necessário levar a diretoria, só em caso de falta grave, caso contrario, o responsável pela operação resolve advertindo o(s) funcionário (s).

4. O SISTEMA DE CONTROLE DA CBC

Em uma empresa bem planejada, delegarsignifica poderes, o planejamento é uma estratégia tática e geralmente é utilizado, quando se tem diretores aptos para tomar decisões, portanto a falta de um componente da comissão não será assim tão prejudicial.

Na CBC como todas as decisões eram tomadas pelo Sr Claudio, com a falta do mesmo fez com que a comissão viesse a se desentender e a se afastar das suas funções, por que não havia umapessoa que soubesse assumir o lugar do Claudio, para tomar decisões, apesar da equipe de diretores nenhum tinha capacidade para tomar decisões.

Nesse ínterim o mais qualificado para assumir o cargo era Sr Marcel, mesmo sabendo que o próprio detestava a parte burocrática e administrativa, os demais diretores também não tinham competência suficiente para delegar tal função.

A CBC tinha uma...
tracking img