Case

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5755 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tecnisa

CASE TECNISA – Web 2.0
Vendendo apartamentos pela internet

Renato Borgheresi, Romeo Busarello e Gustavo Reis [2009]

ESPM: Case Tecnisa - Web 2.0

RESUMO A internet é uma realidade no Brasil. De acordo com o Ibope, é o segundo meio com maior alcance no país. A consolidação da web nos últimos anos vem alterando o comportamento do consumidor, que passa a ser mais exigente,participativo e dinâmico. A Tecnisa S.A., uma das maiores e mais tradicionais empresas do mercado imobiliário brasileiro, tem em seu DNA a busca por inovação e, por isso, vem desenvolvendo e intensificando desde 2002 a sua estratégia dentro do meio digital, justamente com o objetivo de acompanhar as mudanças de hábitos do novo consumidor 2.0. Palavras-chave: Marketing, Internet, Inovação, ConstruçãoCivil, Mercado Imobiliário, Estratégia, Digital, Tecnisa, Consumidor 2.0, Web, Web 2.0, Marketing digital, E-business, Internet 2.0, Redes Sociais, Empresas digitais, Estratégia digital.

2

ESPM: Case Tecnisa - Web 2.0

ABSTRACT A few years ago, the Internet was just a promise in Brazil, but 2008 was a year that deep and significant changes came. Today, the web reaches 21% of total ofpopulation and is changing the behavior of Brazilians customers. Now they demand more transparency, more collaboration, more dynamism and more information. The Tecnisa S.A. is one of the largest developers of residential buildings in Brazil and believes that innovation and high-standard of quality can make difference to be concern with 2.0 client’s needs.

Keywords: Marketing, Internet, Innovation,Real Estate, Strategy, Digital, Tecnisa, Customer 2.0, Digital Marketing, E-business, Internet 2.0, Consumer Behavior, Digital Companies, Digital Strategy, Web, Web 2.0.

3

ESPM: Case Tecnisa - Web 2.0

ÍNDICE 1. Introdução 2. Perfil da empresa 2.1. A história traduzida em números 2.2. A visão estratégica da TECNISA 2.3. O cliente, suas razões de compra e seu processo decisório 2.3.1. Operfil do cliente alvo da TECNISA 2.3.2. Fatores comportamentais de compra do consumidor 3. A estratégia digital da TECNISA 4. As ações do programa Web 2.0 4.1. A digitalização da comunicação e da venda 4.1.1. Site Corporativo 4.1.2. Blog Corporativo 4.1.3. Buscas e Links Patrocinados 4.1.4. Mapas 4.1.5. Celulares, SMS e WAP 4.1.6. Redes Sociais 4.1.7. Games e Gadgets 4.2. A digitalização dorelacionamento com clientes e outros stakeholders 5. Balanço geral do programa Web 2.0 5.1. Análise global dos investimentos feitos versus os resultados obtidos 5.2. Análise qualitativa dos resultados obtidos 6. Questões para discussão

4

ESPM: Case Tecnisa - Web 2.0

1. Introdução Após a bolha das empresas “pontocom”, em meados da década de 90, muito se questionou sobre as potencialidades daInternet e sua capacidade de ser uma mídia forte. Porém, o que se apresentou nos anos seguintes foi um amadurecimento das empresas e dos empreendedores, desenvolvendo e profissionalizando o meio. No Brasil, a web começou a encorpar em 2002 e, desde então, vem sendo o meio que mais cresce. Em 2008, o país rompeu a barreira dos 40 milhões de usuários1, o que representa aproximadamente 21% da populaçãototal, se tornando o segundo maior meio de massa no país. Os brasileiros assumiram a liderança mundial em tempo médio de acesso (23hs 12min por mês). Além disso, movimentaram mais de 8,5 bilhões de reais em compras 2 digitais e a tendência é que a expansão continue em 2009. Apesar do claro fortalecimento e dos inúmeros cases de sucesso de empresas que montaram uma operação on-line, é importantedestacar que a internet está em constante evolução e que há ainda muito a ser desenvolvido. Um exemplo disso é o intenso surgimento de novos modelos de negócios, novas aplicações e oportunidades dentro da web, que vêm transformando o modelo de comunicação entre pessoas e entre empresas e consumidores. Trata-se um processo comunicativo muito mais ágil, barato e colaborativo: é a hiper-modernidade da...
tracking img