Case zara

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (503 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA CASE ZARA

A Zara é uma rede espanhola de lojas de roupas e acessórios para o público feminino e masculino pertencente ao Grupo Inditex. Teve suas primeiras lojas abertas em 1975, ondevendia imitações grifes famosas por preços mais baixos. Amâncio Ortega, o fundador, tinha o pensamento de que as roupas seriam commodities perecíveis, assim como um pão ou iogurte, para serem consumidosao invés de guardados em armários. O sonho se tornou realidade quando ele se juntou em um time com um profissional de tecnologia da informação, José Maria Castellano, que reconstruiu o processo delogística e cadeia de suprimentos da empresa.
É certo que se você entrar em qualquer uma das quase 1700 lojas distribuídas em quase oitenta países, para comprar algum artigo, e não compra-lo,provavelmente nunca mais o compre, pois não o encontrara mais disponível assim a Zara monta suas coleções, a empresa é capaz de criar o design, produzir e fornecer um modelo de vestuário em seus pontos de vendaao redor do mundo em apenas 15 dias, assim seus clientes encontram novos produtos sempre, porém com suprimento limitado, essa agilidade não é vista normalmente no certo de moda, os estilistas passammeses preparando as novas coleções. A empresa tem uma cadeia de suprimentos singular, algumas práticas até podem parecer questionáveis, se vistas individualmente, diferente de suas concorrentes na áreado varejo de vestuário que se apressam para terceirizar tudo, a empresa fabrica, ela própria quase metade do que disponibiliza no mercado.
Lição apreendida por seu fundador, a duras penas, quandoteve um grande pedido cancelado, fez de filosofia da empresa, para ser bem sucedido, “você precisa ter cinco dedos tocando a fabrica e cinco dedos tocando seu cliente”, ou seja, controle o que acontececom seu produto até que o cliente o compre, em vês de buscar a economia de escala, a Zara fabrica e distribuem peças de vestuário em pequenos lotes, em vez de depender de parceiros externos, a...
tracking img