Case magazine luiza

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2594 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DE CASO - “MAGAZINE LUIZA”

São Paulo

2011
RESUMO

Uma empresa familiar que leva o nome da dona. Foi assim que o Magazine Luiza consolidou um posicionamento de destaque no mercado nacional. Durante os seus 50 anos, a rede já festejou muitas conquistas até se tornar a 3ª maior do varejo brasileiro.

A história da rede, que desde 1992 atua sem nenhum prejuízo, é marcadapor iniciativas arrojadas: foi pioneira na abertura das chamadas lojas virtuais e é conhecida nacionalmente por campanhas promocionais que levam multidões às suas lojas.

O segredo do sucesso da empresa é profissionalismo, velocidade, qualidade e agilidade, tendo o cliente como centro de negócio e nunca perdendo de vista a responsabilidade social. O Magazine Luiza é uma empresa que nãobusca apenas vender produtos, sua meta é apresentá-los mostrando a felicidade que a aquisição de cada item pode gerar ao cliente. Hoje, a rede atende mais de 5 milhões de clientes e mantém o carisma e marca o atendimento próximo.

Palavras-chave: Loja virtual. Qualidade. Responsabilidade Social. Campanhas Promocionais. Felicidade ao cliente.

INTRODUÇÃO

Baseado em Franca, interiorde São Paulo, o Magazine Luiza foi fundado em 1957 por Luiza Trajano Donato, tia de Luiza Helena, conhecida como “Tia Luiza”.

Luiza Helena Trajano cresceu vendo sua tia trabalhar. A partir dos 12 anos, passava alguns fins de semana e férias do lado de dentro do balcão; aos 18 anos, começou a trabalhar em tempo integral, estudando à noite; foi vendedora, encarregada de cobranças,encarregada de lojas, gerente de loja, diretora comercial. Formou-se em direito e fez vários cursos de administração.

Desde sua ascensão à superintendência, em 1991, a empresa quintuplicou seu faturamento e se tornou modelo de gestão. Luiza Helena costuma surpreender pela simplicidade e franqueza. O ambiente despojado chama a atenção de quem sai do elevador no primeiro andar de um prédio antigoque abriga a sede do Magazine Luiza, no centro de Franca. Seu grande desafio é manter a equipe motivada para que os bons resultados se sustentem. Dois dos segredos de sua administração estão nas portas sempre abertas para os funcionários e no poder conferido aos gerentes das lojas.

“Acredito, de verdade, que são as pessoas que diferenciam as empresas. Hoje,
tudo está virando commodity. Só umaequipe motivada e criativa nos permite
escapar desse tipo de armadilha.”
Luiza Helena Trajano

Histórico

Um caixeiro-viajante chamado Pelegrino José Donato passou pela cidade de Franca, no interior de São Paulo, em meados de 1956, por força de seu ofício. Lá conheceu uma balconista que viria a se tornar sua mulher. Seu nome: Luiza Trajano.

No ano seguinte, já casados,compraram uma loja chamada A Cristaleira, que vendia móveis e eletrodomésticos em Franca. Após a aquisição, uma jogada de mestre foi bolada para sedimentar o novo ponto comercial entre a população da cidade: Luiza e Pelegrino promoveram um concurso em uma rádio local para a escolha do novo nome da loja. Após a divulgação da ação, o nome escolhido foi Magazine Luiza.

O nome fixou. Em Franca a lojase notabilizou pelo atendimento, gerido pelos próprios donos, especialmente dona Luiza, que além de atender os clientes, também supervisionava a expedição e fazia pesquisa de mercado. Em 1966, fortalecendo a imagem de empresa familiar, são admitidos como sócios a irmã de Luiza, Maria Trajano Garcia e seu esposo, Wagner Garcia.

O Magazine Luiza crescia sólida e lentamente. Já na década de1970, mais precisamente em 1976, é inaugurada a loja que os fundadores chamam de nº 1 em Franca. Com 500 m², é a primeira loja de departamentos da rede. Os filhos dos sócios começam a atuar mais ativamente na direção, em especial Maria Luiza Trajano, a sobrinha de Luiza Trajano. Já sob a gestão da nova geração, o Magazine Luiza começa a mudar sua gestão rentável, porém conservadora de negócios....
tracking img