Projeto para idoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1255 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CREONICE PRADO DA CRUZ ITO

PROJETO artECidadania

MARIALVA
2011

Projeto ArtECidadania da Secretaria de Saúde do Município de Marialva

MARIALVA
2011

1. INTRODUÇÃO:

Estudos apontam que a depressão é um problema de saúdepública e sua prevalência aumenta na terceira idade desafortunadamente, também é neste período que os sintomas depressivos mais comumente passam despercebidos e são mascarados por outros problemas que afetam os idosos, não só a população idosa mais também pessoas com histórico de ociosidade decorrente da própria saúde física. Pois com o avanço dos anos, deparamo-nos com uma série de perdassignificativas: o surgimento das doenças crônicas deteriorando a saúde, a viuvez, morte de amigos e parentes próximos, ausência de papéis sociais valorizados, isolamento crescente, dificuldades decorrentes da aposentadoria. Todas estas perdas e dificuldades que acompanham o processo de envelhecimento podem gerar sofrimento intenso para o idoso. Esse sofrimento pode resultar no aparecimento de quadrosdepressivos e sintomas somáticos.
Geralmente a depressão é subestimada tanto pelos profissionais da saúde e familiares, quanto pelo próprio paciente. A depressão na velhice está associada com uma perda da auto-estima, que resulta da incapacidade do idoso de satisfazer necessidades ou impulsos ou de defender-se contra ameaças à sua segurança. Em se tratando da sociedade, existem idéiassedimentadas de que a depressão no idoso pode ser decorrente do próprio processo de envelhecimento. A importância de seu reconhecimento é que ao estabelecer a terapia indicada, devolvemos ao indivíduo à capacidade de amar, pensar, interagir e cuidar de pessoas, trabalharem, sentir-se gratificado e assumir responsabilidades.
Partindo da concepção de que uma vida com mais qualidade incorpora um estilode vida mais ativo, mais do que nunca se busca mudar os fatores que prejudicam a saúde através de um estilo de vida mais saudável. É o estilo de vida adotado que vai contribuir para um envelhecimento bem sucedido. O envelhecimento saudável pode ser resultante de fatores físicos, psíquicos, sociais, espirituais e de trabalho entre outros, que exigem estar atento a diferentes possibilidades detomada de decisão que possam ajudar a promover o auto cuidado, a auto estima e a relação com os outros. Costumam conservar melhor as funções físicas aquelas pessoas que tenham feito trabalho físico ou praticando esportes. Da mesma maneira, os indivíduos que tenham realizando trabalho intelectual tendem a manter mais suas funções mentais. Ou seja, a atividade física e psíquica é de vital importância, nahora de valorizar o estado em que se chega a uma idade avançada.

2. JUSTIFICATIVA:
O presente projeto justifica-se pela proporção de pessoas que padece de depressão no Município de Marialva, e que são atendidos pela liberação de medicamentos excepcionais, em razão das fragilidades próprias do ciclo de vida conjugadas à situação de pobreza e exclusão social, essa realidade assumeproporção de grande relevância, preocupação merecedora de atenção, não podendo ser ignorada, a insuficiência de oferta de programas voltados para essa população de baixa renda. Assim, a implementação de propostas inovadoras vem ao encontro das novas demandas procedentes da questão social, oferecendo respostas concretas de atendimento, que potencializam sua convivência com a família e a comunidade.Considerando a finalidade da atenção básica de saúde do Município de Marialva, para trabalhar na promoção da saúde, pensamos em oportunizá-los ao aprendizado de variados tipos de métodos e técnicas que favorecerá ao desenvolvimento de habilidades. E ainda, há a possibilidade de se incrementar a renda das famílias a partir dos saberes que forem socializados. Sendo assim a criação das oficinas...
tracking img