Casais inteligentes enriquecem juntos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1112 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Alto Vale do Rio do Peixe
Curso: Administração
Fase: Terceira Fase
Disciplina: Matemática financeira II
Professora: Eda
Acadêmica: Andressa Ribeiro Gorny

Casais inteligentes enriquecem juntos...

Dificuldade financeira é um grande problema que os casais enfrentam. Faltou dinheiro durante o mês ou até mesmo no fim dele, a culpa é sempre do companheiro que gasta demais e quenão se preocupa em saber se tem dinheiro no banco na hora de fazer compras e gastar.
As divergências dos casais podem trazer conflitos no orçamento e na hora de fazer planos em longo prazo e até a independência financeira. Sobrou dinheiro no fim do mês? Em vez de ficarem felizes e comemorarem o casal pode arrumar mais um motivo de briga sobre como gastar o dinheiro e também no que investir.
ParaGustavo Cerbasi a causa de tanto desentendimento é a falta de conversa entre a família sobre dinheiro. Em geral o casal só fala sobre o problema quando não tem mais jeito. E como não há conversa sobre o assunto o casal não faz orçamento, não junta dinheiro, não tem planos para o futuro e gasta demais sem pensar. Pensando em tudo isso o autor escreveu o livro casais inteligentes enriquecem juntos.É possível mudar esta situação se houver compromisso das partes e força de vontade. O livro mostra como as pessoas podem tratar o dinheiro de forma diferente e propõe soluções que podem fazer o casal voltar a ficar bem.
Para facilitar o entendimento do tipo de relacionamento em que o casal se encontra o autor criou um “horoscopo” financeiro para casais. Assim é possível saber que sempre haverábrigas quando um poupador tem relacionamento com um gastador.
Casais inteligentes enriquecem juntos mostra o que fazer para formar uma parceria inteligente. O livro traz também testes que avaliam a capacidade de construir patrimônio. O autor ensina que planejamento é o primeiro e mais importante passo para enriquecer.
O livro está dividido em mais ou menos três pedaços, com exemplos reais desolução aos problemas.
Parte 1 – Uma união financeiramente feliz
Composta de dois capítulos, a primeira parte traz interessantes análises sobre os cincos estilos de como lidar com o dinheiro. Gustavo retrata como agem os poupadores, gastadores, descontrolados, desligados e os financistas. De uma forma bastante simples, ainda que com propriedade e conhecimento de causa, são feitas algumasconsiderações sobre as possíveis combinações destes perfis.
Há também uma forte discussão acerca das dificuldades de planejamento de um casal. Com a palavra, o autor Gustavo Cerbasi:
“Na maioria das vezes, orçamento, planejamento financeiro, dinheiro ou controle de gastos não fazem parte das conversas dos casais. Assim, estabelecer objetivos de longo prazo passa a ser um problema, porque quem não participadas finanças não percebe as metas a serem atingidas gradativamente, notando o sacrifício apenas no momento de desembolso”
Parte 2 – Planejamento ao longo da vida
Os capítulos da segunda parte tratam do relacionamento propriamente dito e das nuances financeiras de cada momento do casal. O namoro e o noivado são observados de maneira muito eficiente, de onde surge uma dica valiosíssima: aproveitaro momento de total liberdade de escolha em relação ao dinheiro é fundamental para aprender a organizar suas finanças e para começar a investir em ações. Segundo o autor, pensar de forma organizada nessa fase é essencial para lidar com o dinheiro quando o casal e suas metas estiverem estabelecidos formalmente.
Um merecido destaque é dado ao momento da criação de uma planilha de orçamento e de umplano de metas e objetivos conjuntos. Algumas simulações demonstram a capacidade de acumulação de patrimônio encontrada nos pequenos valores do dia-a-dia e dicas valiosas sobre metas são oferecidas de forma bastante direta. O objetivo, obviamente, é permitir que casais enxergassem os benefícios da independência financeira e lutem juntos para alcançá-la:
“O primeiro passo para a independência...
tracking img