Trabalho pim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1136 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Finanças para casais
Um dos principais fatores que me motivaram a ler "Casais Inteligentes Enriquecem Juntos" foi a conhecida visão de Gustavo Cerbasi sobre riqueza e dinheiro. Para ele, assim como para mim, a grande maioria dos desentendimentos familiares ocorre em decorrência da simples falta de conversa e apatia em relação ao dinheiro. Neste livro, Gustavo trata das questões pessoais comgrande comprometimento, focando a necessidade de parceria entre namorados, noivos ou esposos. O salto qualitativo aparece quando o livro mostra exemplos reais e trata os objetivos comuns como grande trunfo de um casal.
O livro está dividido em três partes distintas, mas que se complementam de forma brilhante. A organização do livro facilita a leitura, abordando primeiro os aspectos sócio-emocionaisdos problemas conjugais, passando por exemplos reais de solução de conflitos, finanças para casais com filhos e terminando com o foco no planejamento/riqueza conjunta.
Parte 1 - Uma união financeiramente feliz
Composta de dois capítulos, a primeira parte traz interessantes análises sobre os cincos estilos de como lidar com o dinheiro. Gustavo retrata como agem os poupadores, gastadores,descontrolados, desligados e os financistas. De uma forma bastante simples, ainda que com propriedade e conhecimento de causa, são feitas algumas considerações sobre as possíveis combinações destes perfis. Percebe-se, claramente, que a idéia é situar o(a) leitor(a) diante de suas reações cotidianas e diagnosticar qual o perfil de seu relacionamento. Identificar-se é parte essencial para seguir adiante.
Hátambém uma forte discussão acerca das dificuldades de planejamento de um casal. Com a palavra, o autor Gustavo Cerbasi:
"Na maioria das vezes, orçamento, planejamento financeiro, dinheiro ou controle de gastos não fazem parte das conversas dos casais. Assim, estabelecer objetivos de longo prazo passa a ser um problema, porque quem não participa das finanças não percebe as metas a serem atingidasgradativamente, notando o sacrifício apenas no momento de desembolso"
Parte 2 - Planejamento ao longo da vida
Os capítulos da segunda parte tratam do relacionamento propriamente dito e das nuances financeiras de cada momento do casal. O namoro e o noivado são observados de maneira muito eficiente, de onde surge uma dica valiosíssima: aproveitar o momento de total liberdade de escolha em relaçãoao dinheiro é fundamental para aprender a organizar suas finanças e para começar a investir em ações. Segundo o autor, pensar de forma organizada nessa fase é essencial para lidar com o dinheiro quando o casal e suas metas estiverem estabelecidos formalmente.
Pequenos exemplos cotidianos são usados para demonstrar os benefícios da organização financeira de um casal. Dicas de presentes, poupançaanual para viagens e a análise diante da compra da casa própria são algumas das muitas atitudes dos casais inteligentes descritas no livro. Gustavo defende, com argumentos bastante coerentes, que tanto o orçamento quanto as metas do casal sejam amplamente compartilhados:
"Planos comuns jamais serão construídos de modo eficiente se tudo no relacionamento for dividido. Perde-se em eficiência, emorganização e em resultados!"
Um merecido destaque é dado ao momento da criação de uma planilha de orçamento e de um plano de metas e objetivos conjuntos. Algumas simulações demonstram a capacidade de acumulação de patrimônio encontrada nos pequenos valores do dia-a-dia e dicas valiosas sobre metas são oferecidas de forma bastante direta. O objetivo, obviamente, é permitir que casais enxerguem osbenefícios da independência financeira e lutem juntos para alcançá-la:
"O primeiro passo para a independência financeira é gastar menos do que se ganha, controlando o orçamento doméstico. A seguir, traçar um plano que defina quanto poupar por mês, e durante quanto tempo, para chegar à renda que vocês pretendem ter na aposentadoria. Se, além disso, conseguirem fazer sobrar mais do que precisavam...
tracking img