Casa familiar rural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (410 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CFR – Casa Familiar Rural

As CFRs – Casas Familiares Rurais têm como objetivo principal promover a educação de jovens, filhos de agricultores, que buscam a formação e a profissionalização maisconcreta e mais apropriada à realidade do campo. É uma escola-residência, na qual os jovens estudam não apenas conteúdos voltados à formação científica, como também recebem formação geral e profissionalvoltada ao contexto e necessidades do campo (ESTEVAM, 2003).
A primeira experiência da Pedagogia da Alternância aconteceu na França em 1935 com a denominada Maison Familiale Rurale (MFR). As MFRssurgiram em virtude de alguns fatores que vinham ocorrendo, como o abandono do campo pelos agricultores, o êxodo rural, a crescente urbanização e o profundo desenvolvimento do capitalismo, assim, osfilhos dos camponeses tinham apenas duas opções, a primeira era abrir mão dos estudos e continuar trabalhando no campo e a segunda deixar o campo e ir estudar na escola pública da cidade.
Oscamponeses temiam que, deixando seus filhos estudar na cidade, renegariam suas raízes e abandonariam o campo. Deste modo iniciaram um movimento junto a sindicatos e à igreja buscando uma alternativa viávelpara o problema que estavam enfrentando. A partir da iniciativa de três agricultores e do Padre Grannereau, do povoado de Sérignac- Peboudou em Lot-et-Garone - um pequeno vilarejo da França - aconteceu aprimeira experiência em alternância onde os jovens ficavam reunidos uma semana em local apropriado (casa paroquial) e três semanas na propriedade familiar (ESTEVAM, 2003).
No Brasil a primeiraexperiência de Casa Familiar Rural surgiu no Paraná e Pernambuco, em 1984 e desses locais a experiência foi disseminada por restante do País, sendo implementada na Amazônia em 1994. No Pará foi fundada em2003 a ARCAFAR/PA - Associação Regional das Casas Familiares Rurais do Pará, fruto de uma ampla discussão entre as Casas Familiares Rurais, que sentiam a necessidade de uma Organização Estadual para...
tracking img