Liminologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (412 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudos limnológicos e a sustentabilidade
No mundo atual a água nunca foi um bem tão necessário. Após décadas de ma utilização deste recurso tão vital e finito a sociedade começa aos poucos a tomarconsciência de que a água irá acabar e o quanto antes for feito algo em função do manejo correto de rios, lagos, aqüíferos e toda fonte de água própria para utilização mais cedo vamos prolongar ossuprimentos desse bem precioso. Novas profissões se tornaram necessário para controlar, gerenciar e conscientizar o papel de cada entidade dentro da sociedade sobre o uso da água sobretudo com um olharcomercial ou podendo mencionar a palavra sustentável para definir essa importância. Sabe-se que os estudos dos ambientes aquáticos continentais são antigos contudo a limnologia surge como estudo apenasno inicio do século tendo o marco a publicação do primeiro livro sobre esta ciência em 1901, na Suiça, por Forel.
A Limnologia é uma ciência Irma da oceanografia tendo como diferença apenas agrandeza do objeto de estudo. De forma pratica a Limnologia é a ciência que estuda as massas de água continentais, independentemente de suas origens dimensões e concentrações salinas.
(Lagunas, açudes,lagoas, represas, rios, riachos, brejos, áreas alagáveis, águas subterrâneas, coleções d’água temporária, nascentes e fitotelmos (Água acumulada nas bainhas de plantas como as bromélias))
Limnologia eatuações praticas
A Limnologia é uma ciência integradora, interligando outras ciências e a sociedade, para tanto o papel dela na vida moderna é imprescindível tendo como visão a necessidade domanejo consciente dos recursos hídricos e do elevado crescimento da demanda por água doce para uso domestico, industrial, irrigação na produção de alimentos. Essa dependência aos recursos hídricos de fácilacesso se torna ainda maior em zonas com alto poder industrial, onde a disponibilidade de água per capita fica cada vez menor. Com essas informações podemos dizem que a humanidade caminha a passos...
tracking img