Projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 39 (9530 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO

1 TEMA
Pedagogia da Alternância e interação escola, família e comunidade.

2 PROBLEMA DE PESQUISA
Qual a contribuição da pedagogia da alternância na interação entre escola, família e comunidade, na concepção dos professores que atuam na Casa Familiar Rural Agroflorestal Alto Uruguai, localizada no Povoado Sérvia, no município de Barão de Cotegipe, RS?

3 JUSTIFICATIVA
Asfortes marcas históricas deixadas na educação do meio rural pela influência da cultura urbana contribuíram para uma crise de identidade das escolas rurais. A realidade dos alunos, muitas vezes, é pouco contemplada, uma vez que o educando do meio rural deve receber uma educação que leve em conta as suas necessidades, numa perspectiva de integração de conteúdos, valores e vivências. De acordo com aResolução CNE/CEB Nº 1 (2002),

Parágrafo único. A identidade da escola do campo é definida pela sua vinculação às questões inerentes à sua realidade, ancorando-se na temporalidade e saberes próprios dos estudantes, na memória coletiva que sinaliza futuros, na rede de ciência e tecnologia disponível na sociedade e nos movimentos sociais em defesa de projetos que associem as soluções exigidas poressas questões à qualidade social da vida coletiva no País.

Diante desta realidade, a Pedagogia da Alternância é apresentada como uma nova forma de educar e suprir as necessidades dos alunos do campo, sendo compatível com a realidade dos jovens e suas famílias.

Para viabilizar seu modelo pedagógico, a Pedagogia da Alternância utiliza diversos instrumentos metodológicos elaborados combase na experiência adquirida pelo aluno com sua família, no seu meio. Esses instrumentos são dinâmicos no sentido de sua operacionalização e, também, garantem uma interação permanente entre família-escola-jovens. (ALMADA, 2005, p. 55)

Esta proposta de educação por Alternância, não surge como uma oposição ao sistema educacional vigente, mas como uma forma de os alunos estudarem eaprimorar conhecimentos sem deixar o meio em que vivem, almejando uma melhoria na qualidade de vida da comunidade.
A partir do exposto, surgiu a intenção em pesquisar esta proposta educacional, uma vez que informações/relatos atestam que, na abrangência da 15ª CRE, uma escola está organizada na proposta da Pedagogia da Alternância, localizada no Povoado Sérvia, no município de Barão de Cotegipe,RS, denominada de Casa Familiar Rural Agroflorestal Alto Uruguai.
Configurou-se, então, o interesse de verificar entre os educadores que atuam na referida escola, qual a contribuição da Pedagogia da Alternância na interação entre escola, família e comunidade, considerando o local em que ela está inserida.

4 OBJETIVOS

4.1 OBJETIVO GERAL:
• Conhecer qual a contribuição da Pedagogia daAlternância na interação entre escola, família e comunidade na concepção dos professores que atuam na Casa Familiar Rural Agroflorestal Alto Uruguai, localizada no Povoado Sérvia, no município de Barão de Cotegipe, RS.

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Conceituar Pedagogia da Alternância ;
• Descrever aspectos históricos e principais características Pedagogia da Alternância;
• Descrever princípiosque fundamentam a integração escola-família-comunidade;
• Verificar como está descriminado/previsto no Projeto Político Pedagógico, da escola pesquisada, a operacionalização da interação escola, família e comunidade;
• Identificar ações desenvolvidas pela Casa Familiar Rural Agroflorestal Alto Uruguai, que efetivam a interação escola, família e comunidade.

5 MARCO TEÓRICO DE REFERÊNCIA

APedagogia da Alternância é uma proposta de educação voltada para o desenvolvimento do meio rural, permitindo a vivência de um projeto de construção e comprometimento com o saber. Ela busca respostas à condição do campo, procurando resolver problemas a partir de uma tomada de consciência, sendo um instrumento de transformação e que tem como foco principal a realidade deste meio.

A Pedagogia da...
tracking img