Cartilha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1710 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SEDUC
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E QUALIDADE DO ENSINO
DEPARTAMENTO DE POLÍTICAS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
GERÊNCIA DE ENSINO FUNDAMENTAL

PROJETO DE REFORÇO - 2011
(5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL)
PLANO DE INTERVENÇÃO PEDAGOGICA DA ESCOLA – MENSAL

COORDENADORIA DISTRITAL: _____________________________________ ESCOLA:____________________________________________________________

______

TURMA:_____________________________________TURNO:______________________________CÓDIGO DA ESCOLA/MEC:___________________________________

ESTAGIÁRIO(A):____________________________________________________________

____________________________________________________________

_______

Obs.: A elaboração do Plano de Intervenção Pedagógica deverá serconstruída a partir:
1) Plano de Intervenção Pedagógica elaborado pelo professor regente da turma;
2) Proposta Curricular do II Ciclo do Ensino Fundamental;
3) Descritores das Matrizes de Referência de Língua Portuguesa e Matemática;
4) Livro: PDE/Prova Brasil – Matrizes de Referência, Temas, Tópicos e Descritores – MEC/2009 ou 2011;
5) Livro da Formação: Reflexões eTransformações das Práticas de Ensino, Aprendizagem e Avaliação da Língua Portuguesa e Matemática para o Estado do Amazonas;
6) Outros arquivos...

ASSINATURAS: GESTOR(A):____________________________________________________________

ESTAGIÁRIO(A): ________________________________________________________PEDAGOGO/APOIO PEDAGÓGICO:_________________________________________
ASSESSOR PEDAGÓGICO DA COORDENADORIA DISTRITAL: ______________________________________________

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA – 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

A realização de uma avaliação de sistema com amplitude nacional, para ser efetiva, exige a construção deuma Matriz de Referência que dê transparência e legitimidade ao processo de avaliação, informando aos interessados o que será avaliado. De acordo com os pressupostos teóricos que norteiam os instrumentos de avaliação, a Matriz de Referência é o referencial curricular do que será avaliado em cada disciplina e ano escolar, informando as competências e habilidades esperadas dosalunos.
Torna-se necessário ressaltar que as Matrizes de Referência não englobam todo o currículo escolar, pois é feito um recorte com base no que é possível aferir por meio do tipo do instrumento de medida que é a Prova Brasil e que, ao mesmo tempo, é representativo no que contempla nos currículos vigentes no Brasil.
Essas Matrizes têm por referência os ParâmetrosCurriculares Nacionais e foram construídas a partir de uma consulta nacional aos currículos propostos pelas Secretarias Estaduais de Educação e por algumas redes municipais. O INEP consultou também professores regentes das redes municipal, estadual e privada e, ainda, examinou os livros didáticos mais utilizados para esses anos, nas citadas redes.
A Matriz de Referência deLíngua Portuguesa apresenta a relação entre os temas, os descritores e as habilidades estabelecidas para a avaliação dos alunos dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio.
No total, a Matriz de Referência de Língua Portuguesa da Prova Brasil e do Saeb é composta por seis tópicos: Procedimentos de Leitura; Implicações do Suporte, do Gênero e/ou doEnunciador na Compreensão do Texto; Relações entre Recursos Expressivos e Efeitos de Sentido e Variação Lingüística.
A Matriz de Matemática é composta por quatro tópicos: Espaço e Forma, Grandezas e Medidas, Números e Operações/Álgebra e Funções e Tratamento da Informação.
As matrizes são, portanto, a referência para a elaboração dos itens da Prova Brasil....
tracking img