Cartilha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1738 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – POLO DE IRECÊ




MARILANDE SOUZA CAMACAM DOURADO – RA- 28159
MARIANA GAMA CAMACAN - 282011
MARGARIDA MARQUES DOURADO GALVÃO – 282193
POLIANA BRAGA TAVARES – RA – 284005
PASCOAL SOUZA CAMACAN – RA – 268160
RENÁ RODRIGUES MACHADO CARVALHO - RA – 282207


DESAFIO DE DESENVOLVIMENTOECONÔMICO











IRECÊ
2012
[pic]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – POLO DE IRECÊ


MARILANDE
MARIANA
MARGARIDA
POLIANA
PASCOAL
RENÁ










DESAFIO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO






Trabalho apresentado à Disciplina de Desenvolvimento Econômico do Curso de Serviço Social,Universidade Anhanguera-Uniderp EAD pólo de Irecê, do V Período, como requisito de avaliação.


Tutora: Joana Dourado





IRECÊ

2012

INTRODUÇÃO


Desde o inicio do século XXI, o estado de prostração econômica de diversos paises revela que a questão do desenvolvimento está longe de encontrar respostas adequadas para a redução das desigualdades entrepaises ricos e pobres. Esse cenário alarmante é forcado quando se observa que mais de dois terços da população mundial estão vivendo em condições de extrema pobreza, ou seja, a maior parte da população do planeta permanece marginalizada dos benefícios do crescimento econômico.

Existe uma permanente necessidade das sociedades em aumentarem o seu desenvolvimento. A própria evolução daEconomia confirma essa necessidade, na medida em que a Economia de subsistência evoluiu para uma economia de escambo, em seguida cria-se a moeda como instrumento de troca para permitir que as trocas possam se dar mais rápida e em maior quantidade. Na verdade não e possível haver desenvolvimento sem troca e compartilhamento.

Entretanto o desenvolvimento econômico é um fenômeno histórico quepassa a ocorrer nos países que realizam sua revolução capitalista, e se caracteriza pelo aumento sustentado da produtividade ou da renda por habitante, acompanhado por sistemático processo de acumulação de capital e incorporação de progresso técnico. Uma vez iniciado, o desenvolvimento econômico tende a ser relativamente automático ou auto-sustentado na medida em que no sistema capitalista osmecanismos de mercado envolvem incentivos para o continuado aumento do estoque de capital e de conhecimentos técnicos.












O PIB constitui um indicador da atividade econômica de um determinado país na medida em que representa o valor total da produção de bens e serviços. Dividindo o PIB  pelo total da população obtém-se o PIB per capita, indicador que mede o grau de desenvolvimentoeconômico de um país. Dado que os preços dos produtos e serviços podem variar fortemente entre países. O PIB per capita é por vezes ajustado às paridades do poder de compra entre países.

O índice de GINI mede o grau de distribuição da renda (ou em alguns casos os gastos com o consumo) entre os indivíduos em uma economia. Medido com referência ao desvio de uma distribuição perfeita, um índice deGINI zero implica em uma perfeita equanimidade na distribuição da renda, enquanto que um índice de 100 implica na perfeita desigualdade. O índice foi desenvolvido em 1990 pelos economistas Amartya Sen e Mahbub ul Haq, e vem sendo usado desde 1993 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.
Nenhuma questão me obcecou tanto como esta: por que eles encontraram o caminhocerto, o desenvolvimento, e nós o errado, o do subdesenvolvimento?Eu compreendi, a parti da análise estrutural, que o Brasil era uma constelação de formas de subdesenvolvimento.
Celso Furtado
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida comparativa usada...
tracking img