Cartilha nr 18 -principais enfermidades na construção civil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1221 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Saiba como evitar as principais enfermidades que atingem os trabalhadores da construção civil

Reportagem: Juliana Nakamura

Os profissionais que atuam na construção civil estão sujeitos a uma série de doenças diretamente relacionadas ao seu trabalho. Muitas delas podem incapacitar a pessoa temporariamente e, em casos mais graves, impedir para sempre o profissional de exercer suas funções.Para ficar longe dessas enfermidades, vale a pena prestar atenção às fontes de risco de doenças. Elas podem ser tanto físicas (ruído, calor, radiação, umidade, entre outros), quanto químicas (produtos tóxicos presentes em tintas, solventes e cimento, por exemplo) e biológicas (bactérias e vírus).
Além disso, o uso adequado de equipamentos de proteção individual é fundamental para garantir a saúdedo trabalhador. Isso vale tanto para as vestimentas (botas, luvas, óculos, máscaras etc.), quanto para os aparatos que protegem o trabalhador de agentes agressivos (protetor auricular, filtro solar etc.).
Diagnosticar a doença cedo é uma medida necessária para evitar que o problema de saúde se agrave. Isso pode ser feito por exame físico ocupacional e exames complementares, solicitados pelomédico.
O profissional deve procurar o médico periodicamente. "Não se pode esperar surgirem sintomas ou sinais para procurar o médico", alerta Ana Lúcia Elias d'Almeida, coordenadora do departamento de Medicina Ocupacional do Seconci-MG. A médica lembra que o trabalhador deve sempre solicitar à empresa a antecipação do seu exame periódico caso note alguma alteração em seu estado de saúde.

Doençasmais comuns na construção civil

Ouvidos - Pair (Perda auditiva induzida por ruído)
Problema difícil de ser detectado, a perda de audição pode afetar todos os trabalhadores que ficam expostos a ruídos superiores a 85 decibéis por um período de oito horas por dia. Para se ter uma ideia, 85 decibéis equivalem aproximadamente ao barulho gerado por um liquidificador em funcionamento. É comum otrabalhador só perceber que sua audição está comprometida quando já perdeu cerca de 50% da capacidade auditiva e não consegue ouvir com perfeição a voz humana.
Causas: exposição prolongada a ruídos altos.
Sintomas: dificuldades de audição.
Como prevenir: usar protetores auriculares. O construtor pode contribuir para evitar esse problema com o uso de máquinas menos ruidosas e isolando o ruído demáquinas que não podem ser substituídas.

Olhos - Conjuntivite por radiação
Esta é a doença mais comum causada pela radiação ultravioleta ou infravermelha. Caracteriza-se por ardor e vermelhidão nos olhos, que surgem após algumas horas de trabalho sem proteção. Profissionais que trabalham com soldas (soldadores e ajudantes) são mais vulneráveis a esse tipo de doença. A conjuntivite por radiação podeser provocada também pela exposição excessiva ao sol.
Causas: exposição a fontes de luz ultravioleta (como a do sol ou de soldas) ou infravermelha (como as de fornos).
Sintomas: vermelhidão e ardor nos olhos.
Como prevenir: usar óculos protetores.

Costas - Lombalgia
A famosa dor nas costas é uma das grandes causas de incapacidade no trabalho. Caracteriza-se por dor persistente na árealombar (região mais baixa da coluna vertebral, na altura da cintura) que pode até comprometer a mobilidade da região. Muitas vezes acompanha algum grau de contratura muscular.
Causas: carregamento de peso de forma inadequada.
Sintomas: dores na musculatura vertebral, musculatura endurecida.
Como prevenir: evitar carregar peso em excesso, utilizar equipamento de transporte para cargas pesadas.Braços - LER (Lesões por Esforço Repetitivo)
Cada vez mais frequentes em diferentes profissões, as lesões por esforço repetitivo são um conjunto de doenças entre as quais estão a tendinite, a bursite e a tenossinovite. Apresentam-se como um processo inflamatório doloroso provocado por movimentos manuais repetitivos, sobrecarga muscular e posturas inadequadas durante longos períodos. Geralmente...
tracking img