Trabalho em altura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 54 (13405 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO


O contexto do trabalho nas obras de construção civil, geralmente torna-se um problema, pois, algumas construtoras não tem se preocupam em equipar os operários, dessa forma, arriscando assim suas vidas, como também trazendo grandes prejuízos para a organização.

O presente estudo vem a lume apresentar a importância da segurança e saúde do trabalho, dando ênfase aosacidentes na construção civil. Embasando-se no fato de que a escolha do tema justifica-se pela relevância que o assunto exerce nessa área, devido a importância da segurança do trabalho nessa área, e também pelo interesse do pesquisador em aprofundar um estudo sobre essa área.

É fundamental a segurança de trabalho na construção civil com a finalidade de prevenir acidentes e saúde dos operários, pois,ocasiona custos altos que os mesmos provocam nas organizações. Portanto, a saúde do operário na construção civil no contexto organizacional atual passou a ser uma preocupação constante pelo fato de valorizar o indivíduo como patrimônio, que proporciona lucro e contribui para o crescimento da empresa.

A grande incidência de acidentes do trabalho na construção civil geralmente é atribuída àscaracterísticas extremamente dinâmica do setor: grande rotatividade da mão-de-obra, o baixo nível de especialização, características própria da atividade em que um dia sempre é diferente do anterior. Um dos tipos de acidente do trabalho que acomete estes trabalhadores surge no trabalho em altura com a cadeira suspensa. O índice de acidentes com quedas em diferença de altura não é elevada secomparada com outros tipos de acidentes, mas tem um índice de gravidade muito elevado.
O equipamento tem o seu assento em formato de cadeira e a sua suspensão pode ser feita por corda ou por cabo de aço (NR-18), sendo ancorada (amarrada) na estrutura do edifício em sua cobertura, ou utilizando um sistema de contra-peso para a sustentação do equipamento e do trabalhador. A cadeira suspensa é utilizadana fase de acabamento em obras de construção civil e na manutenção das fachadas de edifícios altos como lavagem e pintura, tornando-se um trabalho indispensável para a valorização e manutenção das edificações, pois será necessária mais cedo ou mais tarde. A segurança neste tipo de trabalho envolve não apenas o próprio trabalhador, mas também moradores da edificação quando em obras já habitadas epedestres quando a edificação está próxima de calçadas da via pública.

Para tal a metodologia será utilizado o método científico e dentro dele o modelo dedutivo, no qual, conforme Lakatos e Marconi (2004, p. 72), “... a necessidade de explicação não reside nas premissas, mas ao contrário, na relação entre as premissas e a conclusão”.

2 REFERENCIAL TEÓRICO


2.1.O TRABALHO


O trabalhofoi descoberto na terra à companhia do primeiro homem, permanecendo ignorados os riscos e as doenças. Desde os primórdios, o homem sempre necessitou utilizar seu esforço físico para sobreviver, empregando-o na caça, pesca e demais atividades, mas sem se preocupar com os males que esses esforços lhes podiam causar.


Também na sociedade greco-romana, onde os soberanos exploravam seus escravosao extremo, pondo-os para trabalhar em minas que não ultrapassavam 1m de altura por 80 cm de largura, causando várias mortes. Pesquisas arqueológicas localizaram esqueletos humanos fossilizados em profundas galerias de minas em posições incríveis. Aliás, as primeiras informações referentes aos distúrbios causados por determinados trabalhos, referiam-se quase que exclusivamente as enfermidades dasmais dolorosas, que afligiam os trabalhadores de minas.

Em virtude desses problemas , começaram a surgir nesse contexto, as primeiras idéias sobre prevenção de acidentes, devido a importância estar vinculada proporcionalmente ao fato de se manter o seu ator fundamental - o trabalhador - em condições ótimas de saúde.

Surgem na Idade Média as primeiras ordenações aos fabricantes para a...
tracking img