Carl rogers

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1122 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Iniciaremos o texto ressaltando algumas considerações sobre a Abordagem centrada na pessoa desenvolvida por Carl Rogers, visto que consideramos importantes estes apontamentos, para que, desta forma, possamos articular os conceitos de tal abordagem como influência no campo educacional.

Abordagem Centrada na Pessoa é a confiança voltada para outra pessoa, nos processos relevantes da vida. Fazparte da Psicologia Humanista.
Criada por Carls Rogers surge como contraposição da psicanálise e do behaviorismo. É uma abordagem não diretiva, vê o homem determinado por fatores internos e externos, o homem tem autonomia, sendo responsável por suas próprias escolhas, acreditando na tendência da evolução.
Rogers desenvolveu uma abordagem terapêutica em torno das proposições de que existe em cadacliente, como em qualquer ser humano, um movimento natural para o crescimento e para a expansão de si. Teorizou o conceito Abordagem Centrada na Pessoa, sendo esta um olhar a singularidade do individuo, como ele se vê, é perceber como o outro vê o mundo.
São fundamentos principais da Abordagem Centrada na Pessoa a tendência atualizante e a não diretividade.
Tendência Atualizante: não há umatendência destrutiva com outro e nem consigo mesmo, é a atualização do indivíduo, suas realizações com seu self genuíno, descoberta de liberdade de escolha, é um modo construtivo e, para que esta tendência possa realizar-se, terapeuta e cliente necessitam estabelecer uma relação significativa que beneficie o encontro, sendo o teraupeta facilitador para a descoberta e criação em que auxilia seu cliente.Não Diretividade: sua definição: não dirigir o outro. Acredita que o outro tem amplos recursos para compreensão, acredita na autonomia e direito de escolha, em qual direção seguir, sendo a responsabilidade totalmente do individuo.
A tendência atualizante e a não diretividade permitem ao individuo se auto - reajustar.
Três atitudes essenciais devem estar presentes na relação terapêutica:
•Aceitação ou ponto de vista / positiva incondicional: o terapeuta deve ser disponível, sem juízo de valores e de criticas a priori, não fazer julgamentos, ter apenas um olhar critico,
• Compreensão Empática: atitude que possibilita ao terapeuta ser tocado pela pessoa do cliente e apropiar-se da sua vivencia particular a partir de uma significação pessoal. Neste processo o terapeuta analisará como oproblema relatado pelo cliente está sendo dito, como o cliente lida com as faltas, respeita o ritmo de descoberta do cliente, faz ela se sentir aceita.
• Congruência ou Autenticidade: ao ser autêntico, o terapeuta se apresenta ao cliente com um acordo interno, isto é, em pleno contato com suas próprias experiências, quando ele se comunica com o cliente, sendo ele mesmo, sem máscaras e semaspectos negados ou escondidos de si mesmo. Há coerência com seu cliente, aceita os sentimentos, as atitudes, as experiências, há uma integração na relação com o outro, há o respeito com outro a partir do momento que ele (terapeuta) se auto respeita também.

Diante do exposto nosso grupo discorre a respeito da Abordagem Centrada na Pessoa na Área da Educação, como segue:
Segundo sites de pesquisas,referente ao tema: Abordagem Centrada na Pessoa, com atuação de psicólogos na área de Educação, Carl Rogers contribuiu para a educação, afirmando que o papel do professor é semelhante ao do terapeuta e o estudante do cliente.
"[...] o objetivo do terapeuta e do professor é permitir que seus clientes e alunos se tornem pessoas 'plenamente funcionais', ou seja saudáveis. [...] (fonte: Nova Escola,julho 2008)
Alcançou a educação, como forma de facilitar a aprendizagem em todos os níveis.
A aprendizagem precisa ser significativa e, para que ela seja de forma mais facilitada, o professor deverá ser congruente (autenticidade), tendo uma consciência plena das atitudes que assume, sentindo-se receptivo perante seus sentimentos reais, tornando-se uma pessoa real na relação com seus alunos.
A...
tracking img