Literatura portuguesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1341 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Curso – Letras
Disciplina – Literatura Brasileira I
Professora – Andréa Beraldo Borde
Semestre – 2013.1
Valor – 8,0 pontos


Data de entrega Versão Final:

Para ter direito à refacção:


ALUNO: _LENES MARLE SOUZA DE JESUS___________________________________________________________


ATIVIDADE



Questão 01 (2,0 pontos) – Leia o excerto da Carta de Caminha que segue:“Posto que o Capitão-mor desta vossa frota, e assim os outros capitães escrevam a Vossa Alteza a nova do achamento desta vossa terra nova, que ora nesta navegação se achou, não deixarei também de dar disso minha conta a Vossa Alteza, assim como eu melhor puder, ainda que -- para o bem contar e falar -- o saiba pior que todos fazer.
Tome Vossa Alteza, porém, minha ignorância por boavontade, e creia bem por certo que, para aformosear nem afear, não porei aqui mais do que aquilo que vi e me pareceu.
Da marinhagem e singraduras do caminho não darei aqui conta a Vossa Alteza, porque o não saberei fazer, e os pilotos devem ter esse cuidado. Portanto, Senhor, do que hei de falar começo e digo:
A partida de Belém, como Vossa Alteza sabe, foi segunda-feira, 9 de março. Sábado, 14 do ditomês, entre as oito e nove horas, nos achamos entre as Canárias, mais perto da Grã- Canária, e ali andamos todo aquele dia em calma, à vista delas, obra de três a quatro léguas. E domingo, 22 do dito mês, às dez horas, pouco mais ou menos, houvemos vista das ilhas de Cabo Verde, ou melhor, da ilha de S. Nicolau, segundo o dito de Pero Escolar, piloto. (...)
Dali avistamos homens que andavam pelapraia, obra de sete ou oito, segundo disseram os navios pequenos, por chegarem primeiro. (...)Eram pardos, todos nus, sem coisa alguma que lhes cobrisse suas vergonhas. Nas mãos traziam arcos com suas setas. Vinham todos rijos sobre o batel; e Nicolau Coelho lhes fez sinal que pousassem os arcos. E eles os pousaram.”
Disponível em: www.culturabrasil.pro.br/zip/carta.pdf




Considerando osseus conhecimentos, a leitura do módulo e da carta de Caminha, assim como pesquisas sobre o tema, construa um texto argumentativo com as seguintes reflexões:


1. O que podemos entender a partir da carta de Caminha?


2. Por que ela é considerada uma crônica?


3. Trata-se do primeiro documento do Brasil?


4. Quais dados interessantes são encontrados ao longo da carta?


5.Apresente fragmentos da Carta que comprovem sua defesa.


6. Teça um texto de, no mínimo, 15 linhas.



A carta de Caminha primeiro documento da história do nosso país, um texto informativo que tem como gênero textual crônica de viagem onde o autor retrata o cotidiano através de retrato compreensível e de uma realidade desconhecida e estranha. A carta de Caminha tinha como objetivo descrever aorei de Portugal Dom Manuel um relato minucioso, preciso e com riqueza de detalhes a chegada das tropas portuguesas ao Brasil no ano de 1500. A partir dela podemos perceber a ambição dos portugueses com relação às riquezas ali encontradas, apesar dele relatar que não tinha conseguido avaliar se ali havia ouro e prata, Caminha deixa bem claro que ali existe uma grande diversidade na flora e na faunae que se tratava de uma terra bastante rica, tanto que a frota resolve por ali ficar, tornando-se assim uma apresentação equivocada de informações, isso fica bem claro no trecho a seguir:

(...) “Um deles pôs o olho no colar do capitão e começou a acenar com a mão para a terra e depois para o colar, como que nos dizendo que ali havia ouro. Também olhou para um castiçal de prata e assim mesmoacenava para aterra e novamente para o castiçal como se lá também houvesse prata” (...) “Isso tomávamos nós por assim o desejarmos”

Além de vários outros relatos, Caminha procurou descrever os povos ali encontrados, e como se dava a caracterização corporal, sua alimentação, moradia e modo de existir daquele povo, assim como os nomes dados àquela terra e a realização da primeira missa em terras...
tracking img