Carl marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (937 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1- A filosofia marxista é chamada de materialismo dialético.
2- A ciência marxista é chamada de materialismo histórico.

a) Materialismo - significa que as condições de espaço e tempo (lugargeográfico, clima, época histórica, etc.) influenciam muito na maneira de pensar das pessoas. “Não é a consciência que determina a forma das pessoas agirem, mas ao contrário, a forma das pessoas agirem éque determina a consciência”. Isto significa que, quando uma pessoa trabalha, ela modifica o seu meio ambiente, mas também modifica a si mesma (o trabalho transforma a consciência).

b) Dialético -significa que existe uma contradição (uma luta entre forças opostas). “A história (escrita) da humanidade é a história da luta entre classes”, disseram Marx e Engels. No capitalismo há uma luta“invisível” entre burguesia (que oprime) e proletariado (que é oprimido). Esta é a primeira contradição do capitalismo. A segunda contradição do capitalismo é que os burgueses lutam entre si, disputam mercado,brigam, fazem guerras, mas ao mesmo tempo se unem para oprimir o proletariado. A terceira contradição do capitalismo é que tudo pode ser comercializado. Por exemplo: um filme com mensagemanti-capitalista pode ser vendido, gera lucro para o capitalismo. Um livro que fale mal da burguesia pode ser vendido e gerará lucro para a burguesia.

c) Histórico - significa que a ciência marxista se baseiaem fatos históricos verificáveis e não em especulações.

Conceitos importantes no marxismo:
- Meios de produção
- Exército de reservas
- Mais-valia
- Alienação
- Ideologia
- Superestrutura
-Fetichismo
- Luta de classes: burguesia versus proletariado
- Reformistas
- Comunismo utópico
- Socialismo científico

Karl Marx e a história da exploração do homem

Com o objetivo de entendero capitalismo, Marx produziu obras de filosofia, economia e sociologia, tencionando propor uma ampla transformação política, econômica e social. A principal obra de Marx, O Capital, não é...
tracking img