Livre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (304 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Focos de queimadas no Brasil

A prática de realizar queimadas promove uma série de problemas de risco ambiental,tal fato tem ocorrido em diversos pontos do planeta, países subdesenvolvidos sãoos que mais utilizam esse tipo de recurso.
Dentre diversos tipos de queimadas as mais frequentes são as em áreas rurais que praticam técnicas rudimentares no preparo da terra quando existe umaárea na qual se pretende cultivar,o pequeno produtor queima o local e prepara o solo,esse recurso não requer investimentos financeiros.
Do ponto de vista agrícola o ato de queimar áreas para odesenvolvimento da agricultura é uma ação totalmente negativa uma vez que o solo perde nutrientes,além de perder os nutrientes da área.
Dentre essa forma de queimadas outras atingem grande partedo planeta todos os dias,como as queimadas antrópicas que são basicamente as causadas pelo homen como:fogueira de festas juninas,de aquecimento de comida à beira de rodovías ,cigarros acesosjogados dos veículos,limpezas de pastos ,atentados a floresta,
resíduos como latas ou metais que em contato com a luz solar pode provocar grandes queimadas,isso ocorrepor conta da poluição encontrada em muitos terrenos abandonados;e o outro tipo de queimadas são as naturais causadas por raios e vulcões.
As queimadas florestais podem causar diversos tipos dedanos as pessoas e ambientes,dependendo das condições existentes,tipo de floresta combustível e clima.
Trazem danos as árvores que são os mais visíveis após as queimadas,danos ao solo quedestrói a camada orgânica dificultando a penetração da água no solo,danifica a fauna diretamente matando diversas espécies e indiretamente deixando os animais sem alimentos,sem moradia e com danosrespiratórios dentre outros trazem danos a nós humanos destruindo florestas e outros bens materiais,algumas vezes provocam ferimentos e até mesmo morte de pessoas envolvidas ou não no combate.
tracking img