Sociologia : carl marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1520 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual


|[pic] |Atividade de avaliação a distância (AD) |


Disciplina: Sociologia
Curso: Turismo


1) As discussões apresentadas pelo texto jornalístico “Bush apóia ensino da teoria do design inteligente”, evidencia posições divergentes em relação à origem da vida. Os dois posicionamentossão passíveis de análise à luz do quadro teórico de Augusto Comte (1798-1857) que apontava ser a Europa do século XIX resultado do nascimento da ciência moderna no ocidente. Para o pensador francês a sociedade européia deste período configurava o estágio mais avançado de desenvolvimento da humanidade, de acordo com o conceito positivista da “Lei dos Três Estágios”.


Neste sentido analise otexto abaixo a partir do quadro teórico de Comte e escreva um texto de 10 a 15 linhas, pautando-se sobre as seguintes ações: (3,0 pontos)

a) - Descreva os estágios evolutivos apontados pelo pensador;
b) Classifique e justifique os estágios que se evidenciam no texto abaixo.


Resposta A/B :


Comte defendia e afirmava que para haver progresso, era necessário antes instaurar ordem“pois o progresso é o desenvolvimento da própria ordem “. Analisando esse pensamento, Comte apontou os três estágios evolutivos, pelo qual o espirito humano passou, com a intenção de entender o seu próprio mundo.

O Estágio TEOLÓGICO ocorre uma confusão entre o poder espiritual e temporal , este estágio era considerado por Comte, como o mais primitivo, pois a sociedade recorria a magias ,feitiçarias e deuses imaginários.

O estágio METAFISICO, a sociedade passou a ser vista em termos naturais e não mais sobrenaturais, ou seja, os agentes sobrenaturais foram substituídos por forças abstratas. Neste estágio a doutrina popular e a liberdade de expressão, assim como igualdade social , tiveram certo domínio sobre ações da sociedade, causando desordem, o que para Comte , tornara algo“vicioso”.

O estágio POSITIVO, aplicou de técnicas cientificas na sociedade. A realidade é captada mediante as verdades positivas da ciência. Este estágio era o estágio cientifico da sociedade, e buscou a reorganização da vida social para retirar a humanidade da anarquia e da crise, em direção a uma nova fase de hegemonia científica.

Seguindo essa ordem de estágios e comparando o texto sobre àdeclaração de Bush, observa-se a presença do estágio Positivo pelo próprio fato de Bush apoiar ambas práticas de ensino sem confrontar com sua opinião, no entanto essa declaração causou polêmica, uma vez que a União Geofisica Americana, que promove o estudo científico da Terra e do seu ambiente no espaço, acredita que esse fato é prejudicial à educação das crianças, e mesmo assim os eleitores cristãosde Bush sinalizaram apoio à declaração. Nota-se à aceitação da declaração de Bush por parte dos Cristãos, sendo estes uma parte da sociedade que encontra-se no estágio Teológico, e a União Geofisica volta-se para o estágio Metafísico, enquanto Bush mantem-se no seu lugar do estágio Positivo. Se falarmos em ordem cronológico do texto, é simples afirmar que Bush defende o estágio positivo, osseus eleitores, estando no estagio Teológico assinam em baixo , e os Geofísicos , no seu direito de estágio Metafisico, discordam da declaração de ordem e progresso imposta no discurso de Bush.



Fontes de pesquisa 1. http://www.memorial.rs.gov.br/cadernos/comte.pdf
2. http://www.scribd.com/doc/6637696/Sociologia-Comte-Marx-Weber-E-Durkheim
3.http://pt.wikipedia.org/wiki/Uni%C3%A3o_de_Geof%C3%ADsica_dos_Estados_Unidos



2) As reflexões acerca das relações humanas em grupo nos remetem à Antiguidade, quando as primeiras tentativas de compreender os fenômenos sociais baseavam-se na imaginação e especulação míticas. No entanto, o estudo sistemático de caráter científico só foi desenvolvido a partir do século XIX configurando neste contexto duas escolas clássicas da...
tracking img