Cargos e salarios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1580 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A
FACULDADE DE JOINVILLE – UNIDADE 1
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

DANIELE FOERSTER RA: 3243548023
FABIANA DA SILVA MATOS - RA 3240555225
JOICE VIANA MATA DA SILVA RA: 3223526435
JOICE VIEIRA RA: 3225536902
LUIS GUSTAVO R. PONTES RA: 2505069701.
SAMARA PAULA DO AMARAL RA: 3202487875

ATPS

PROFESSOR (A): Marcos AlmeidaDISCIPLINA: Cargos e Salários

JOINVILLE
SETEMBRO 2012

Salário e Motivação

O salário pode ser um fator motivador para uns e não para outros, depende aonde o homem deseja chegar. Muitos hoje querem o seu lugar ao sol, porém alguns acham que aquilo que recebe é bom e suficiente para manter suas necessidades, por medo de competir ou por simples comodismo. Alguns não têm perspectiva de crescerprofissionalmente, de investir nos estudos, se sentem seguros onde estão.
As teorias de motivações mostram que o homem se motiva quando suas necessidades são supridas e de forma hierárquicas. Primeiramente por suas necessidades básicas, moradia, alimentação e educação. Um bom salário ajuda a suprir essas necessidades, alem de pequenas conquistas. Quando se trabalha em lugar apenas por um bom salário,o homem acaba executando seu serviço no automático, ou seja, ele faz porque no final do mês o salário dele vem, sem ter que fazer nada além do seu serviço. Já para outros o salário não é o primordial, vão em busca de oportunidades, se preparam estudando.
E vai a busca de outro emprego que lhe de perspectiva de crescimento, de ser reconhecido, de ter autonomia de tomar decisões, de liderar, deser reconhecido na sociedade, de ser respeitado. De ter status. Dinheiro é um meio e não o fim depende aonde você quer chegar.

O salário é um motivo motivador?

Motivação é uma força interior que todos nos possuímos, e que se modifica a cada momento de nossas vidas. É um esforço em direção a um objetivo.
O salário motiva o funcionário até que o mesmo consiga satisfazer suas necessidades, comomoradia, alimentação, educação, após ele vai procurar satisfazer as necessidades subjetivas, como: ser reconhecido profissionalmente, se sentir valorizado pela empresa e seus colegas, ter qualidade de vida, ser bem visto perante a sociedade, obter e manter status.
Quando existem duas ofertas de empregos sendo que uma o salário é maior, qual delas acaba se tornando nossa opção, alem de clarooutros benefícios, como planos de saúde, odontológicos, auxilio a creche, auxilio de bolsa para quem esta cursando ensino superior. Nos dias de hoje as pessoas se empregam nas empresas apenas pelo salário oferecido, não se importam com a função a ser desempenhada, hoje as pessoas adéquam suas vidas ao seu novo salário, e se acostumam com ele.
Com o passar do tempo percebem que o papel desempenhadona empresa não lhes traz satisfação assim como seu salário. Assim acaba a motivação, e seu trabalho acaba se tornando tão pesado, repetitivo, sem perspectiva de crescimento que acabam saindo da empresa.

Isto é um sinal inequívoco de que salário por si só não motiva ninguém. Bom salário é muito importante, mas não podemos nos esquecer de que, acima de tudo, as pessoas devem fazer aquilo quegostam, ou, pelo menos, fazer coisas que não aviltem os seus princípios e valores. Caso contrário, a motivação terá vida curta e a felicidade também. E felicidade, certamente, não há dinheiro que compre. Antonio Lazarini 19/07/2011

O professor Universitário e Consultor Organizacional, Emílio Monteiro Cavalcanti divulgou em seu blog, uma pesquisa sobre o tema: Ganhar bem num trabalho entediante ouganhar mal num trabalho estimulante?
A pesquisa mostra que 61% preferente ganhar mal num trabalho estimulante contra 39% que preferem ganhar mais num trabalho entediante.
Essa pesquisa comprova que a motivação é pessoa e intransferível. Por mais que se ganhe bem, se não gosta do que faz o salário não será importante por muito tempo, somente ate quando ele puder lhe oferecer pequenas conquistas....
tracking img