Cargos e salarios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2326 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

A motivação é aquilo que move o ser humano, ou seja, o faz agir de uma maneira ou de outra e tomar determinadas posturas. Quando uma mulher recebe rosas do marido por um determinado agrado, não é motivada a agradecer com mais carinho? Quando os filhos ganham um dinheiro extra de mesada dos pais pelo bom comportamento, não passam a obedecer mais? Assim podemos dizer que o salário éum fator que motiva o funcionário?
Considerando as teorias motivacionais modernas, dentro da Teoria Bahaviorista, que podemos considerar um aperfeiçoamento da Teoria das Relações Humanas, encontramos duas teorias que são extremamente importantes para compreendermos o mecanismo de motivação do ser humano, são elas: a "Hierarquia das Necessidades", de Maslow, e os "Fatores de Higiene-Motivação",de Herzberg.
Associando a teoria de Maslow e Herzberg à nossa questão de salário, como fator de motivação, observamos que, indiretamente, o salário contribui, é o pano de fundo, podemos compreender que o salário está tão intimamente ligado à satisfação das necessidades humanas.
As pessoas desejam dinheiro porque este lhes permite não só a satisfação de necessidades fisiológicas e de segurança,mas também dá plenas condições para a satisfação das necessidades sociais, de estima e de auto-realização.
Portanto, o dinheiro é um meio e não um fim. O salário não é fator de motivação quando analisado isoladamente. A troca fria de produção por salário não gera satisfação ao empregado, é apenas recompensa justa pelo seu trabalho e o empregado busca a garantia de sua sobrevivência.
Diante disso,a empresa deve ver o salário como função agregada de motivação e procurar utilizá-lo como um instrumento a mais na compatibilização dos objetivos organizacionais e pessoais.
Desta forma, ele pode ser visto como ponto de motivação. Afinal, quando você trabalha muito e recebe pouco, não se sente "desmotivado", ou seja, insatisfeito e sem vontade de realizar atividades? Quando existem duas ofertasde emprego, mas um com salário maior, você não tende para esta opção, pesando, claro, outras variáveis?
A análise mostra que o salário é fator de motivação quando o ponto principal a ser analisado é sua carreira. Agora, para necessidades como uma boa moradia e sonhos de consumo, ele se torna apenas o meio pelo qual você se motivará para se sentir satisfeito.



2 SALÁRIO E MOTIVAÇÃO

Saláriomotiva?
Conceitualmente, ninguém motiva ninguém. O que pode ser feito é incentivar ou estimular alguém, uma vez que a motivação é intrínseca à pessoa. Por isso, muita gente a traduz como “ter vontade de”. Há muitos artigos sobre o tema escritos por psicólogos, administradores, pedagogos e sociólogos que evidenciam o aspecto multidisciplinar da motivação, que por sua vez afeta as pessoas emsuas atividades diárias, sejam elas profissionais, escolares, familiares, sociais ou de lazer.
Naturalmente, a dimensão profissional da motivação tem recebido mais destaque. São inúmeras teorias, com destaque para quatro delas: Teoria Comportamentalista, que tem como alicerce a relação estímulo-resposta e é contestada por alguns autores, porque se sabe que as pessoas são diferentes e reagem deforma divergente aos estímulos recebidos com base em sua individualidade; Teoria das Necessidades de Maslow, também conhecida por Pirâmide de Maslow, que apresenta as necessidades humanas de forma hierarquizada e diz que o ser humano busca atender às suas necessidades obedecendo a uma sequencia pré-definida: necessidades fisiológicas, de segurança, sociais, de autoestima e de auto-realização;Teoria das Expectativas, que descreve a concretização de uma ação como uma decisão pessoal, baseada nas recompensas esperadas e no esforço estimado para sua realização; e Teoria dos Dois Fatores ou Teoria Higiene-Motivação de Herzberg. De acordo com a Teoria dos Dois Fatores, os itens motivadores são aqueles que efetivamente causam satisfação: crescimento profissional, conhecimento, responsabilidade...
tracking img