Qual a importancia da filosofia para decifrar a sociedade eo mundo em que se vive

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 1 (250 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conforme o debate feito em nosso grupo chegamos a conclusão que a filosofia está sempre presente em nosso cotidiano e consequentemente em nossa vida.Pois sempre que fazemos,pensamos,vemos ou vivemos momentos em nossas já estamos filosofando.
Tendo o homem como seu principl obigeto a filosofia trazao homem o desejo do conhecimento de si próprio, faz refletir sobre a sua posição no universo, sempre buscando a verdade e almejando uma utopia, estádisponível para todos, mas poucos a usufruem, como é definido entre o sábio e as massas.
Se o homem começa a pensar filosoficamente, teria que mudartoda a sua vida radicalmente, pois seus conceitos mudariam, entretanto o medo do novo, do desconhecido e o comodismo da vida, acostumados aos problemassociais e econômicos do dia a dia, não o fazem buscar a filosofia, vivendo assim em uma antifilosofia. 
Um dos elementos caracterizadores da filosofiaé a argumentação. Esta é mesmo o elemento essencial da filosofia, sem o qual não era possível discutir os problemas que coloca. Basicamente,argumentar não é mais nem menos do que aquilo que fazemos todos os dias, de uma maneira ou de outra. Mas, uma das vantagens de se argumentar, não é apenas a deas pessoas, a partir de perspectivas e opiniões diferentes, chegarem a um consenso, ou o de evitar a violência física quando existem desacordos, mas,sobretudo, o de eliminar muitos dos nossos preconceitos, muitos deles, ideias erradas acerca da realidade e que não estamos interessados em modificar. 
tracking img