A importancia da filosofia para decifrar a sociedade e o mundo em que se vive

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (463 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTANCIA DA FILOSOFIA PARA DECIFRAR A SOCIEDADE EO MUNDO EM QUE SE VIVE.
Filosofia é o estudo dos princípios dos fundamentos de todas as coisas em sua totalidade através de um olhar quepossibilite a reflexão critica e global a respeito do saber e da pratica humana.
A filosofia utiliza a razão para buscar as suas respostas, excluindo os sentimentos e emoções.
A filosofia se insere nahistória, e os temas com que se ocupam mudam de acordo com os problemas que precisa enfrentar e que exigem esse tipo de reflexão.
A filosofia pode ter por objeto de reflexão qualquer tema, mas oprincipal objeto de reflexão da filosofia é o homem.
A reflexão da filosofia é a de conjunto por ser globalizante, ao examinar os problemas na perspectiva do todo, relacionando os seus diversos tipos dosaber e do agir humano. Como o ser humano já nasce cercado de conceitos e valores tradicionais, como os costumes e a maneira de agir, a filosofia nos proporciona entender o mundo, nós mesmos e a nosconhecer e a nos descobrir, fazer com que pensemos, duvidemos, questionemos, para que alcancemos nossos ideais.
Se a filosofia é uma reflexão radical, rigorosa e de conjunto que se faz de problemaspropostos pelo nosso existir, é inevitável que dentre esses problemas estejam os que se referem à educação. Cabe ao filósofo acompanhar reflexiva e criticamente a ação pedagógica de modo que promova apassagem “de uma educação assistemática (guiada pelo senso comum) para uma educação sistematizada (alçada ao nível da consciência filosófica)”.Ao manter sempre presente o questionamento sobre o que é aeducação, a filosofia busca evitar que ela (educação) se torne dogmática ou se transforme em adestramento. Por isso a formação do pedagogo esteja voltado não só para o preparo técnico-cientifico, mastambém para a fundamentação filosófica de sua atividade.
A educação não é a simples transmissão da herança dos antepassados para as novas gerações, mas o processo pelo qual também se torna possível...
tracking img