Loja santo antonio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1246 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
* Comunicação Loja Sto. Antônio

* Comunicação Interna
A Santo Antônio ainda não possui um departamento de marketing, ou de comunicação.
A comunicação dirigida aos colaboradores da empresa fica dividida entre comunicados do RH e departamento de pessoal, que é de responsabilidade da coordenadora do setor de recursos humanos que utiliza o mural, cartazes e e-mails para divulgação. E adivulgação de eventos, premiações e lançamento de novos produtos através de mural, e-mails e Flickr. E da comunicação de resultados e metas feita pelos líderes de cada setor e suas respectivas equipes através de reuniões e murais.

3. A COMUNICAÇÃO PARTICIPATIVA DENTRO DAS
ORGANIZAÇÕES

* A comunicação interna tradicional
Em uma organização, a comunicação permeia todas as suas instâncias,durante todo o tempo. Esse processo se torna mais produtivo quando existem ferramentas que viabilizam o relacionamento ágil e transparente entre os diretores e os colaboradores. Para conquistarem os empregados, as organizações, em geral, fazem uso da remuneração. No entanto, é preciso considerar que o trabalhador desenvolve atividades rotineiras e duradouras, o que provoca pouco interesse. Nãohavendo motivação, não há envolvimento no processo produtivo. Se existe uma comunicação efetiva é porque as partes envolvidas no processo estão interagindo.
A comunicação interna é um desses instrumentos, pois é o esforço de comunicação responsável por desenvolver mensagens que influenciem no comportamento dos funcionários e na relação “patrão” e empregado, O público interno é um dos que têm maiorcrédito ao falar a respeito da organização. Por isso, é importante que ele esteja sempre bem informado.
Sendo assim, o primeiro objetivo da comunicação interna é facilitar as relações e as colaborações dentro da organização. Foi só a partir dos anos 30 que as grandes organizações industriais começaram a se preocupar com as relações humanas na empresa.
Segundo Georges Friedman (1968, p.86), váriascausas contribuíram para originar e reforçar o movimento das relações humanas: [...] Reações baseadas na experiência cotidiana das oficinas contra o tecnicismo dos tayloristas e dos fordistas, e a sua impotência manifesta para obter a cooperação dos produtores e assegurar um clima favorável na empresa; o desenvolvimento das ciências humanas aplicadas ao trabalho industrial, a psicotécnica e,rapidamente, a sociologia industrial; por fim, mas não menos importante, os progressos do movimento sindical [...] e a sua pressão ativa contra o grande poderio para obterem, a favor dos operários, melhores condições de trabalho [...]
Rossetti (2007, p.63) defende: “a transparência assegura não só que o comportamento esperado seja compreendido, mas, por outro lado, também renova a confiança daquelescuja atitude esteja de acordo com visões, valores, princípios e objetivos da empresa”.
Stanley Deetz (2008, p.22-25) alega que a participação (e valorização) dos funcionários seja essencial para dar continuidade aos processos da empresa: [...]A forma pelo qual é praticada a participação, e não a participação pura e simples, é o que conta. A comunicação é parte integral de qualquer forma departicipação. Ter direito e lugar para dizer algo e contar com um processo que permita impactar positivamente nas decisões costumam ser coisas bem diferentes. [...] Trabalhar com a diversidade de posições e interesses é essencial para a maior parte dos processos de solução criativa de problemas que conseguem transformar conflitos de recursos competitivos aparentemente limitados em decisões do formatoganha ganha[...]
Assim, o sucesso de uma empresa está primeiramente em sua instância interna, na conversa que ela trava com seu público. Em um segundo momento, essas habilidades podem ser projetadas externamente, em razão de a empresa estar preparada e estruturada para a manutenção desses relacionamentos. Para Carl Rogers (1978, p.165), o sucesso das relações internas eficientes se encontra na...
tracking img