Carga eletrica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (904 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE UBERABA
NONONONONON














TRABALHO DE FISICA II
CARGA ELETRICA














UBERABA
2013
NONONONONONON











CARGAELETRICA







Trabalho apresentado como parte da avaliação continuada do curso de Engenharias da matéria de equações diferencias ministrado pelo:
Prof. : LUCIANO HENRIQUE DIAS DE MATOSUBERABA
2013
INTRODUÇÃO
Sabemos que todos os corpos são formados de átomos, partindo desse ponto, no decorrer da história tivemos diversos modelos de como poderia ser um átomo, até que chegamosno modelo que mais se adequou aos experimentos e cálculos matemáticos contemporâneos. Este modelo nos diz que um átomo e formado por um núcleo fixo, o qual é grande parte da matéria total (tanto doátomo como do corpo que ele forma), e uma nuvem de elétrons que se mantém em movimento a todo tempo. Nestes átomos podemos perceber que os mesmos possuem cargas elétricas tanto no núcleo quanto na nuvemque o rodeia, nosso experimento se baseia em remover elétrons da superfície de um corpo e verificar como um outro corpo se comporta com sua aproximação, para assim verificarmos a atração e a repulsãodas cargas.
SERIE TRIBO ELETRICA
Existem basicamente três processos de eletrização conhecidos. Por atrito, por contato (condução) e por indução. A eletrização por atrito ocorre basicamente commateriais considerados isolantes. Um dos materiais, quando friccionado com outro material, perde elétrons e fica carregado positivamente. O outro material ganha estes elétrons ficando carregadonegativamente conforme mostra a figura 01.

Figura 01: representação das três etapas do processo de eletrização por atrito. Inicialmente, os corpos são neutros. Depois, eles são friccionados. E por último,ambos estão carregados com cargas iguais em módulo, porém sinais contrários.
Já no processo de indução, exige-se um material condutor pra ser utilizado como induzido.
Na eletrização por contato, é...
tracking img