Platao e socrates

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1778 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Filósofos- Pequenas Reflexões Sócrates,
Platão e Aristóteles


Sócrates


Sócrates costumava ficar nas praças e andar pelas ruas de Atenas questionando as pessoas. Perguntava: Você sabe o que é isso ...ou ...aquilo? Questionava principalmente sobrevalores e ideais. Os gregos não tinham resposta para tais perguntas, por tais perguntas não terem uma resposta exata e fechada.
Sócrates nasceu em Atenas, em meados de 470 AC . Até hoje é muito citado por ter se tornado um dos principais pensadores da Grécia Antiga. Fundou a Filosofia Ocidental. Seus pensamentos foram influenciados por outro filosofo grego que se chamava Anaxágoras.
Seus primeirosestudos e pensamentos foram sobre a essência da natureza da alma humana, muitos deles materializados nas obras de dois alunos , Platão, que nos transmitiu diálogos com Sócrates através de algumas de suas obras, e Xenofonte que não tinha nada de filósofo, seus escritos socráticos buscam apenas defender a memória do amigo e transmitir seus ensinamentos. E nas obras teatrais de Aristóteles.Sócrates não deixou por escrito estudos ou pensamentos.
Sócrates foi um verdadeiro marco na filosofia. Os pré-socráticos discutiam sobre os fenômenos da Natureza até então, e Sócrates deu uma virada nisto colocando a natureza da alma humana em foco na filosofia. Passou a estudar o que realmente podemos saber a respeito da realidade. Volta-se para questões humanas como a ética, a política, oconhecimento.
Pode-se dizer que ele foi o criador da primeira Metafisica, sobre o que são as coisas e sobre a filosofia do conhecimento.

Principais interesses de Sócrates era a epistemologia (teoria do conhecimento ) e ética.
Criou o que chamamos de Método Socrático , é uma técnica de investigação Filosófica que é o mesmo que conduzir uma linha de pensamento a fim de levar à pessoa a reflexão e adescoberta de valores próprios e realidade. Para isso se fazia perguntas simples para revelar contradições e mentiras encobertas. Ajuda cada um, a buscar seus próprios valores independente de preconceitos estabelecidos, aprendendo a pensar individual, por si mesmo.
Sócrates era considerado pelos seus como um dos homens mais sábios e inteligentes. Com a palavra, o Aristóteles levava oconhecimento sobre as coisas do mundo e do ser humano. Seu Método de transmissão de informação e sabedoria era o diálogo. Através da palavra , Sócrates tentava levar o conhecimento as coisas do mundo e dos seres humanos.

Sócrates não foi aceito por alguns na aristocracia grega , pois algumas ideias iam de encontro com o pensamento da sociedade grega.
Por causa de suas ideias inovadoras para aépoca atraiu a atenção de muitos jovens. Sua inteligência e dom da palavra aumentaram sua popularidade. Com medo de alguma mudança na sociedade a elite conservadora começa a tratar Sócrates como um inimigo público e um agitador . foi preso acusado de subverter a ordem social , corromper a juventude e tentar provocar mudanças na religião grega. Em sua cela foi obrigado a suicidar-se tomando veneno.Este grande pensador, se analisarmos, foi condenado à morte por que pensava e fazia as pessoas pensarem, isso para os poderosos de Atenas se tornou um perigo, por que Sócrates lecionava e com isso atingia cada vez um numero maior de pessoas.
A preocupação central de Sócrates foi a investigação sobre a vida, e a única vida que vale a pena viver, segundo ele, é uma vida virtuosa .E acreditava quesó poderia viver uma vida virtuosa se souber o que é bom e mau. Bom e Mau não são relativos: são absolutos, que só podem ser julgados por meio de um processo de questionamento e raciocínio.
Acreditava uma vida inquestionada é uma vida de ignorância, sem moralidade. Dessa forma, moralidade e o conhecimento estão ligados.
De acordo com relato de defesa em seu julgamento registrado por...
tracking img