Alcalimetria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3293 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Química Geral I

Sólidos:

Os sólidos são materiais duros e rígidos, não mostrando praticamente tendência em fluir ou difundir. São geralmente incompressíveis.
Contrariamente ao que ocorre com os gases, em que o volume cai pela metade ao dobramos a pressão, num sólido é necessário uma pressão da ordem de 106 para obtermos o mesmo decréscimo de volume.


Definições:

•Substância que mantém o volume e formas fixos. O tamanho e forma de um sólido não são influenciados pelo tamanho e forma do recipiente que o contem.
• Substância que apresenta suas partículas constituintes dispostas num arranjo interno regularmente ordenado (sólidos cristalino)
• Um sólido amorfo tem volume e forma fixa, parece-se com um sólido em aparência e comportamento externo, nãoapresenta faces cristalinas e sua estrutura interna apresenta pouca regularidade. Um sólido amorfo pode ser considerado como um líquido que foi super-resfriado bem abaixo do seu ponto de congelamento, imitando assim um sólido cristalino ou verdadeiro. É duro, rígido e sua forema é independente do recipiente que o contém. Um exemplo comum de sólido amorfo é o vidro, de fato, sólidos amorfos sãocomumente chamados vidros. Como os líquidos, os sólidos amorfos possuem estrutura interna irregular, apesar de sua aparência externa. Visto que a estrutura interna de um sólido verdadeiro é chamada de estrutura cristalina do sólidos, o termo solido cristalino é geralmente usado para identificar um solido verdadeiro.
Cristais

Uma das características mais notáveis dos sólidos é a sua ocorrência comocristais. O crescimento extremamente lento num meio uniforme é necessário para a obtenção de cristais grande e perfeitamente formados. Essas condições são difíceis de serem atingidas, então, é comum obter-se cristais que apresentam distorções , resultantes de condições não uniformes na vizinhança do cristal em crescimento, que favorecem o crescimento mais rápido em certas direções do que emoutras.

A estrutura cristalina pode ser estudada através de difração de raios X. Os raios X são difratados por um cristal porque os elétrons dos seus átomos absorvem a radiação e então servem como fontes secundárias que reemitem radiação em todas as direções. As ondas reemitidas reforçam-se mutuamente em algumas direções e se cancelam em outras.

A equação de Bragg

Uma equipe inglesa mostrouque a difração de raios-x deve ocorrer como se eles fossem refletidos pelas camadas de átomo de um cristal, assim como a luz é refletida por um espelho plano.
Eles demonstraram que existe uma relação muito simples entre a distância entre camadas de átomos, o comprimento de onda da radiação x e o ângulo de difração.
A equação de Bragg é

λ= 2 d sen θ

λ- comprimento de onda da radiação Xθ- ângulo de difração
d- distância entre as camadas de átomos

A equação de Bragg nos diz que para qualquer distancia d , a difração pode se dar em diversos ângulos.



Retículo cristalino

Um sólido é caracterizado pelo arranjo ordenado tridimensional de seus átomos, o reticulo cristalino.
Um retículo cristalino é um retículo espacial, no qual cada ponto é ocupado pelo mesmo tipo deátomo, molécula, íon ou grupo destes.
O Argônio- A Unidade mais simples que pode ocupar um ponto reticular é um átomo. O argônio, um dos gases nobres, solidifica-se a -189 C à pressão de 1 atm. Como um sólido, exibe uma estrutura cúbica de face centrada, na qual cada ponto no seu reticulo espacial é ocupado por um único átomo de argônio.
O Etileno sólido C2H4 é um exemplo de reticulo cristalino noqual cada ponto é ocupado por uma molécula. O retículo cristalino nesta substancia é ortorrômbico de corpo centrado, e pode ser considerado como sendo um cubo de corpo centrado que foi distorcido para acomodar a molécula não esférica de C2H4.
O cloreto de sódio: em sólidos iônicos , um grupo de íons é associado com cada ponto do retículo. Numa estrutura de um sólido iônico cada ponto do...
tracking img