Alcalimetria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1311 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA


ALCALIMETRIA

Relatório apresentado à disciplina de Química Analítica Quantitativa como requisito parcial para obtenção de nota referente ao primeiro semestre do ano letivo de 2013 do curso de Farmácia.

PONTA GROSSA
2013
INTRODUÇÃO
A titulometria ou titulação é um método de análise quantitativa que determina aconcentração de uma solução. Dosar uma solução é determinar a sua quantidade por intermédio de outra solução de concentração conhecida. A titulação ácido-base é importante para análises em indústrias e é divida em: acidimetria e alcalimetria. 
Reações de neutralização, ou acidimetria e alcalimetria incluem a titulação de bases livres, ou de bases formadas pela hidrolise de sais de ácidos fracos, por umasolução padrão de ácidos (acimetria) e a titulação de ácidos livres, ou de ácidos formados pela hidrolise de sais de bases fracas, por uma base padrão (alcalimetria). Essas reações se combinam dois íons hidrogênio e hidróxido para formar água.
A alcalimetria é a dosagem de uma base na análise volumétrica. Determina-se a concentração desconhecida de uma base através da reação desta com um ácido deconcentração conhecida. Tal efeito dá-se pela adição lenta e quantitativa da base sobre o ácido conhecido, medindo assim o volume gasto e determinando o real valor.
O leite de magnésia é a suspensão de hidróxido de magnési Mg(OH)2 em água. A titulação do Mg(OH)2 deve ser feita de maneira indireta, por ser pouco solúvel, faz com que a determinação do ponto de equivalência seja difícil. Paraevitar esse problema, o procedimento adotado é fazer com que a equação de neutralização do hidróxido de magnésio ocorra totalmente através da adição de uma quantidade excessiva da solução de ácido padrão secundário. Em seguida, o excesso de ácido é titulado com uma solução-padrão básica secundária. Esse procedimento de determinação da quantidade em excesso adicionada é conhecido como retrotitulação outitulação de retorno.
A detecção do ponto final, ponto de equivalência ou ponto estequiométrico pode ser detectado comumente pelos indicadores ácido-base. Esses indicadores apresentam um intervalo de mudança de cor (viragem) característico. A cor do indicador depende do pH do meio.
OBJETIVO
* Determinar o teor de hidróxido de magnésio Mg(OH)2 em leite de magnésia comercial, por titulação deretorno.


MATERIAIS E MÉTODOS
Materiais:
Erlenmeyer
Balança
Conta gotas
Pipeta
Pipetador
Bureta
Béquer

Reagentes:
Leite de magnésia
Água destilada
HCl 0,1mol.L-1
NaOH 0,1mol.L-1
Fenolftaleína

Método:
Agitou-se vigorosamente o frasco que continha o leite de magnésia para que ocorresse a homogeneização da suspensão. Em um erlenmeyer, pesou-se, com o auxílio de um contagotas, aproximadamente 0,150g da amostra previamente homogeneizada. Adicionou-se aproximadamente 25mL de água destilada ao erlenmeyer. Pipetou-se 20mL de solução de HCl 0,1mol.L-1 padronizada e homogeneizou-se até a dissolução completa da solução. Adicionou-se então 2 gotas de fenolftaleína e titulou-se com solução de NaOH 0,1mol.L-1 padronizada e por fim, anotou-se o volume gasto.



RESULTADOSE DISCUSSÕES:
Primeiramente, antes de pesar uma alíquota da amostra, agitou-se o frasco para ressuspender as partículas insolúveis da solução, principalmente para ressuspender o hidróxido de magnésio, composto que é alvo desse experimento. Então realizou-se as demais etapas do procedimento: pesagem, diluição com água, acidificação com HCl padronizado, e por fim, a adição do indicadorfenolftaleína, homogeneizado e titulado com NaOH padronizado.
A função do ácido nesse caso
foi reagir com o hidróxido de magnésio para, solubilizar o Mg(OH)2, consumir todo o grupamento hidroxila do composto em questão, além disso, por ser utilizado em excesso, o ácido tem a função de neutralizar a base que será adicionada durante a titulação. As reações que ocorrem estão representadas abaixo:...
tracking img