Cardiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2106 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Abordagem otimizada na ressuscitação cardiocerebral





Karl B. KernI; Sergio TimermanII; Maria Margarita GonzalezII; José Antônio RamiresII

IUniversity of Arizona Sarver Heart Center, University of Arizona College of Medicine, Tucson, Arizona - United States
IIInstituto do Coração (InCor) - Universidade de São Paulo, São Paulo, SP - Brasil

Correspondência





RESUMOA ressuscitação cardiocerebral (RCC) é uma nova abordagem à ressuscitação de pacientes com parada cardíaca fora do hospital (PCFH). O primeiro componente principal da RCC são as compressões torácicas contínuas (CTC), também chamadas de RCP com compressões torácicas isoladas ou "RCP somente com compressões torácicas" ("Hands-only" CPR), recomendadas como parte da RCC por todos os observadores quetestemunhem um colapso súbito de origem presumidamente cardíaco.
O segundo componente é um novo algoritmo de tratamento de Suporte Avançado de Vida em Cardiologia (ACLS) para Serviços Médicos de Emergência (SME). Esse algoritmo enfatiza compressões torácicas ininterruptas a despeito de outros procedimentos contínuos como parte do esforço de resgate. Um terceiro componente foi recentementeadicionado à RCC, e é o cuidado agressivo pós-ressuscitação. A RCC tem aumentado a participação de testemunhas e tem melhorado as taxas de sobrevivência em varias comunidades. Essa é a hora para outras comunidades re-examinarem seus próprios desfechos com parada cardíaca e considerar a possibilidade de se juntar a essas cidades e comunidades que dobraram e até mesmo triplicaram as suas taxas desobrevivência de PCFH.

Palavras-chave: Ressuscitação, oxigenoterapia, disfibriladores/utilização, sobrevivência.





Introdução

Ressuscitação cardiocerebral (RCC) é uma abordagem relativamente nova para a ressuscitação de pacientes com parada cardíaca fora do hospital (PCFH). Em 2003, a experiência clínica local no Arizona claramente indicava que interrupções das compressões torácicas (CT)tinham um impacto negativo na sobrevivência. Consequentemente, em 2003, o grupo de pesquisa em ressuscitação do Sarver Heart Center Ressuscitation Research da Universidade do Arizona, em cooperação com o corpo de bombeiros (CB), instituiu um novo programa abrangente de ressuscitação para PCFH. O CB estava disposto a instituir as alterações recomendadas, porque sua base de dados municipal haviamostrado que, a despeito de "atualizações" e alterações de acordo com as Diretrizes de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP), a sobrevivência em PCFH não havia mudado de forma significativa nos últimos 10 anos. Essa nova abordagem, chamada "Ressuscitação Cardiocerebral", modifica de forma significante a RCP padrão para fornecer perfusão mais consistente ao miocárdio e ao sistema nervoso central durante aparada cardíaca (PC).

O primeiro componente principal da RCC são as compressões torácicas contínuas (CTC)1. A RCP com compressões torácicas contínuas (também chamadas de "RCP somente com compressões torácicas")2 é recomendada como parte da RCC por todos os observadores que testemunhem um colapso súbito3. O argumento para a CTC é baseado no reconhecimento de que qualquer interrupção nas CT afetade forma adversa o fluxo sanguíneo para o cérebro e o coração3. Assar e colegas observaram que as pressuposições sobre quão rápido duas respirações boca-a-boca podiam ser executadas por leigos eram errôneas4. Nesse estudo de quase 500 socorristas leigos sozinhos, o tempo médio necessário para realizar duas respirações boca-a-boca era de 16 segundos. Isto significa que durante a tentativa deressuscitação realizada por uma pessoa leiga, nenhuma CT está sendo realizada por um tempo considerável, de até 50% do tempo de ressuscitação em alguns casos. Tais períodos sem CT resultam em comprometimento acentuado do fluxo sanguíneo para o coração e cérebro5, e no final, resulta em uma diminuição na sobrevivência. As CT contínuas evitam essas interrupções e fornecem melhor suporte hemodinâmico,...
tracking img