Cardiologia

Páginas: 4 (798 palavras) Publicado: 8 de fevereiro de 2012
DESENVOLVIMENTO.

O eletrocardiograma é um exame de saúde na área de cardiologia no qual é feito o registro da variação dos potenciais elétricos gerados pela atividade elétrica do coração. O exameé habitualmente efectuado e interpretado por técnicos de cardiopneumologia e revisto por médicos.
O trabalho cardíaco produz sinais elétricos que passam para os tecidos vizinhos e chegam à pele.Assim, com a colocação de eletrodos no peito, podemos gravar as variações de ondas elétricas emitidas pelas contrações do coração. O registro dessas ondas pode ser feito numa tira de papel ou num monitor eé chamado de eletrocardiograma (ECG).
No coração normal, um ciclo completo é representado por ondas P, Q, R, S, T, com duração total menor do que 0,8 segundos.
O coração apresenta atividadeeléctrica por variação na quantidade relativa de ions de sódio presentes dentro e fora das células do miocárdio. Esta variação cíclica gera diferença de concentração dos referidos íons na periferia do corpo.Eletrodos sensíveis colocados em pontos específicos do corpo registam esta diferença eléctrica. O exame electrocardiográfico pode ser utilizado em situações de urgência e emergência cardiovascular.
Oaparelho que registra o eletrocardiograma é o eletrocardiógrafo.
O exame é indicado como parte da análise de doenças cardíacas, em especial as arritmias cardíacas .Também muito útil no diagnósticode infarto agudo do miocárdio sendo exame de escolha nas emergências juntamente com a dosagem das enzimas cardíacas.
Os registros do eletrocardiograma podem ajudar os médicos a diagnosticarem umataque cardíaco que está acontecendo ou que ocorreu no passado. Isso é particularmente verdadeiro quando o médico pode comparar o eletrocardiograma atual com um antigo. Os registros do eletrocardiogramatambém revelam: músculo cardíaco muito grosso ou partes do coração muito grandes, defeitos de nascença no coração, doença nas válvulas cardíacas. Um eletrocardiograma também mostra se o batimento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cardiologia
  • Cardiologia
  • Cardiologia
  • Cardiologia
  • Cardiologia
  • Cardiologia
  • Cardiologia
  • cardiologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!