Estereotipos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 80 (19865 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Filomeno Gomes da Veiga

O Estereótipo na Publicidade em Cabo verde
Estudo de Caso das Publicidades produzidas pela Design Comunicação e Imagem (DECO)

Universidade Jean Piaget de Cabo Verde Campus Universitário da Cidade da Praia Caixa Postal 775, Palmarejo Grande Cidade da Praia, Santiago Cabo Verde 1.2.11

Filomeno Gomes da Veiga

O Estereótipo na Publicidade em Cabo verdeEstudo de Caso das Publicidades Produzidas pela Design Comunicação e Imagem (DECO)

Universidade Jean Piaget de Cabo Verde Campus Universitário da Cidade da Praia Caixa Postal 775, Palmarejo Grande Cidade da Praia, Santiago Cabo Verde 1.2.11

Filomeno Gomes da Veiga, autor da monografia intitulada “O estereótipo na publicidade em Cabo Verde – Estudo de caso das publicidadesProduzidas pela Design Comunicação e Imagem (DECO)”, declara que, salvo fontes devidamente citadas e referidas, o presente documento é fruto do seu trabalho pessoal, individual e original.

Cidade da Praia, 11 de Janeiro de 2011 Filomeno Gomes da Veiga

Memória

Monográfica

apresentada

à

Universidade Jean Piaget de Cabo Verde como parte dos requisitos para a obtenção do grau deLicenciatura em Ciências da Comunicação, vertente Publicidade.

4/80

Sumário
O presente trabalho monográfico intitulado “O estereótipo na publicidade em Cabo Verde – Estudo de Caso das Publicidades Produzida pela Design Comunicação e Imagem”, enquadra-se no âmbito do curso de licenciatura em Ciências da Comunicação, vertente Publicidade realizado pela universidade Jean Piaget de CaboVerde.

O presente trabalho visa apresentar as noções conceptuais do estereótipo e a sua dinâmica na publicidade e argumentar sobre alguns efeitos que este elemento pode promover no discurso publicitário.

Assim, propôs-se como estudo de caso as publicidades criadas pela empresa DECO: O objectivo é, essencialmente, caracterizar a publicidade que se faz em Cabo Verde, verificando se ospublicitários cabo-verdianos estão a explorar os recursos de que dispõem, designadamente os valores, os estilos de vida, estereótipos, etc., para chegar aos seus consumidores.

Com a realização deste trabalho, chegou-se a conclusão que, o estereótipo faz parte da vida do homem para o bem ou para o mal. Sem a sua presença seria muito complicado perceber ou descodificar alguns fenómenosque acontecem na sociedade. O estereótipo ajuda na compreensão de informações que a primeira seria complexo de interpretar, tornando-a fácil.

Palavras-chave: estereótipo; publicidade; valores; empresa; preconceito.

5/80

Agradecimentos

Agradeço à Deus primeiramente por me ter dado a capacidade e inteligência para realização deste trabalho. À minha família e, especialmente, àminha mãe e irmãos pela força, coragem e apoio que me deram durante o Curso.

Ao meu orientador professor Doutor Wlodzimier Szymaniak, pela sua sábia orientação e pelo incentivo incondicional.

Agradeço igualmente aos profissionais da Design Comunicação e Imagem – DECO, pela preciosa colaboração e fornecimento de dados para a análise prática do trabalho.

Finalmente, aos demais,cujos nomes aqui não aparecem mas que, directa ou indirectamente, contribuíram para a concretização deste trabalho.

6/80

Dedicatória

À minha família…

O Estereótipo na Publicidade em Cabo verde: Estudo de Caso das Publicidades Produzidas pela Design Comunicação e Imagem

Conteúdo
Introdução...............................................................................................................................12 Capítulo 1: 1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 1.6 1.7 1.8 1.9 2.1 2.2 2.3 2.4 2.4.1 2.4.2 2.4.3 2.4.4 2.4.5 2.4.6 Base teórica acerca do estereótipo ................................................................17 Fundamentação teórica .................................................................................................17 Noção de estereótipo...
tracking img