Carboxiterapia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1391 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Carboxiterapia 

A carboxiterapia é um método não cirúrgico, simples e comprovado de tratamento em Medicina Estética exclusivamente realizado por médico, apresentando bons resultados para estrias, flacidez cutânea, cicatrizes, “celulite” entre outros, através do aumento da perfusão sanguínea e do metabolismo local.
     
O procedimento consiste na administração terapêutica, via administraçãosubcutânea, através de injeção hipodérmica de gás carbônico (CO2 - dióxido de carbono). Um gás atóxico, não embólico e presente normalmente como intermediário do nosso metabolismo celular.
Essa aplicação se dá diretamente nas áreas afetadas, através do aumento da perfusão sanguínea e do metabolismo local, onde a partir do ponto de injeção o dióxido de carbono se difunde rapidamente para as áreasadjacentes.
A carboxiterapia, indicada para homens e mulheres, é um procedimento ambulatorial, minimamente invasivo e um tratamento rápido, confortável, efetivo, prático e seguro.
 
CONCEITOS BÁSICOS
O gás atóxico (CO2) é injetado diretamente no subcutâneo com pressão controlada.
O gás CO2 é produzido naturalmente pelas células do nosso organismo, sendo um produto do nosso metabolismocelular. Ele é totalmente inócuo para o nosso organismo, pois, é produzido pela nossa expiração, quando inspiramos oxigênio (O2) e liberamos CO2 na atmosfera. É transportado pelo sangue e exalado pelos pulmões.
O gás CO2 tem grande afinidade pela hemoglobina, que é quem carrega o oxigênio no sangue. Ao se difundir pelo tecido gorduroso, o gás CO2 promove uma vasodilatação melhorando a circulação e aomesmo tempo promove a lipólise (quebra da gordura). A atuação contra a flacidez e “celulite” se dá no estímulo à produção do colágeno.
A ação farmacológica do CO2 injetado envolve vasodilatação local com os conseqüentes aumentos: do fluxo sanguíneo vascular e da pressão parcial de oxigênio (PpO2) O aumento da PpO2 é resultante da potencialização do efeito Bohr, ou seja, há redução da afinidade dahemoglobina pelo oxigênio,acarretando uma maior quantidade de O2 que estava retido pela hemoglobina para ficar disponível para o tecido a ser tratado.
                                     
 Aparência histológica da derme antes do tratamento de carboxiterapia (BRANDI et al., 2001).                         |  Aparência histológica da derme após do tratamento de carboxiterapia, onde observa-se aderme mais espessa e o rearranjo de fibras de colágeno.(BRANDIet al., 2001). |
Estudos sobre carboxiterapia realizados no departamento de cirurgia plástica da universidade de Siena na Itália (BRANDI et. al., 2001) demonstraram a ação da terapêutica do CO2 sobre a microcirculação vascular administrado pela via subcutânea, onde foi evidenciado vasodilatação através da videocapilaroscopia (LaserDoppler).
 
MECANISMO
O gás CO2 funciona de duas maneiras complementares:
(a) o gás CO2 simplesmente destrói mecanicamente a célula de gordura.
(b) o gás CO2 possui um grande efeito vasodilatador nos capilares locais.
Uma maior circulação sanguínea significa maior fluxo de oxigênio.
Um tecido mais bem oxigenado queima mais gordura, cicatriza melhor, produz mais colágeno.
O aumento do oxigênio éimportante, pois elimina a formação de fluidos entre as células. O resultado é um menor número de células gordurosas e um subcutâneo mais firme.  Portanto, utilização deste gás promove o aumento do fluxo dos vasos sanguíneos, com conseqüente aumento do metabolismo e vascularização da área a ser tratada.

Ao ser injetado, o CO2 substitui o oxigênio (O2), que é liberado para oxigenar as células ereduzir a inflamação local. O efeito vasodilatador controla o processo inflamatório que dá origem à “celulite”, e a atuação contra a flacidez se dá no estímulo à produção de colágeno.
Quando aplicado em camada mais superficial estimula a síntese de elastina e de colágeno, contribuindo para a retração da pele que passará a ter melhor qualidade estética. A distensão da pele provocada pelo gás...
tracking img