Caramujo africano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2238 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BIOLOGIA DO CARAMUJO GIGANTE AFRICANO Achatina fulica E SUA OCORRÊNCIA NOS MUNICÍPIOS DE ARARAS / SP E MOGI GUAÇU / SP

ZANETTI, A.; DELA COLETA, J.S.; SILVA, M.C.; BETIOLI, J.V.

Centro Universitário Hermínio Ometto – UNIARARAS, Araras, SP.; Anderson Zanetti, Juliana Simeoni Dela Coleta, Miriana Cristina Silva, Julio Valentim Betioli;


RESUMO


INTRODUÇÃO
Achatina fulica é umaespécie de molusco tropical, originária do Leste-Nordeste da África, também conhecido como caramujo gigante africano, é pertencente à classe dos Gastrópodes e é considerada uma das cem piores espécies invasoras do mundo, causadora de vários danos ambientais. Foi introduzida no Brasil na década de 80 por criadores que queriam utilizá-la comercialmente como escargot, sendo que o caramujo utilizadocomo escargot é o da espécie Helix. Foram vendidos à restaurantes que depois de perceberem que haviam feito um mal negócio, o descartaram na natureza. O animal, por se reproduzir muito facilmente, tornou-se uma praga urbana em muitos locais, como por exemplo no município de Araras / SP, o molusco ataca plantações causando danos à pequenos agricultores, transmite parasitoses como Angiostrongyluscantonensis e A. costaricensis, causando danos à população, invade áreas naturais competindo desigualmente com moluscos de outras espécies causando uma sobreposição de nichos tróficos, tendo ainda a desvantagem de não possuírem um predador natural.

OBJETIVO
Achatina fulica é uma espécie exótica que foi introduzida no Brasil causando vários danos, portanto o objetivo deste trabalho éconhecer a biologia do caramujo africano, suas formas de desenvolvimento e controle biológico, apresentando também os casos registrados de sua ocorrência nos municípios de Araras / SP e Mogi Guaçu / SP.

METODOLOGIA
Realizou-se uma entrevista com o Dr. Anderson Matthiesen, veterinário da Vigilância Sanitária de Araras / SP, por Juliana Simeoni Dela Coleta em Novembro de 2006, onde obteve-seos dados numéricos de casos da doença causada por A. costaricensis , ocorrência do Achatina fulica e as principais medidas tomadas pelo município para efetivar o controle biológico do animal.
Entrevistou-se também a Dr. Silvana, bióloga do Centro de Zoonozes de Mogi Guaçu / SP, por Anderson Zanetti em Maio de 2007, onde obteve-se a informação de que o município desconhece casos da doençae nunca houve nenhuma ocorrência do caramujo africano em nenhum ponto da cidade.





RESULTADOS E DISCUSSÃO
Achatina fulica é uma espécie pertencente à classe dos Gastrópodas, é um animal de corpo mole, pois não possui esqueleto ósseo. Atingem até 15 cm de comprimento por 8 cm de largura, pesando até 200 gramas
Possui conchas adornadas por faixas castanhas e estrias bemvisíveis, sua concha é um tubo cônico calcáreo globuloso e em espiral, ao redor de um eixo enrolado para a direita, esta o protege contra a perda de água por evaporação, mudanças de temperatura, umidade e ataques de predadores. A concha é composta de 96% de calcário e 4% de substâncias orgânicas como a “conquilina”. É aderente à massa visceral, mas deixa livre o pé e a cabeça, embora o animal passe ase abrigar inteiramente dentro dela devido ao músculo retrator chamado “columelar” que se contrai quando o animal quer entrar na concha. Seu crescimento é controlado pelo manto que é um tecido cujas células segregam os materiais que formam a concha. Pode acontecer de se romper, mas o animal possui a capacidade de refazê-la, dependendo de grau do dano, em 10 ou 15 dias, desde que o corpo não tenhasido afetado, pois o contrário causará a morte.
O pé do caramujo é ligado ao ventre, esta parte visível tem a função de locomoção, tem um deslocamento lento, que atinge uma velocidade de 5 metros por hora. Quando o animal se desloca, secreta um muco que tem a finalidade de auxiliar no deslizamento do corpo, reduzindo assim, os atritos.
A espécie é hermafrodita, podendo alcançar a...
tracking img