Capoeira no desenvolvimento motor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1867 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
IF Sudeste/MG Campus Barbacena


Desenvolvimento Motor
(Artigo)

Nome: Yuri Oliveira e Lucas Willian
Licenciatura Educação Física 2ºp
Prof.: Flavia Toledo Ladeira






Artigo de pesquisa








Desenvolvimento Motor na Capoeira










Yuri Antônio Oliveira de Jesus,Lucas Willian dos Santos.






IF - Sudeste / MG – Campus Barbacena. Licenciatura Educação Física













Endereço para correspondência:

E-mail: yuriantoniooliveira@yahoo.com.br



Resumo


A capoeira é uma expressão cultural que mistura cultura popular, luta, dança, brincadeira e música, ela foi desenvolvida na África e veio para o Brasil por meio dosescravos.

Ela é muito importante para o desenvolvimento motor, que são trabalhados com seus movimentos corporais ágeis e complexos, ela também tem grande importância para o cognitivo da pessoa, que tende a conciliar a música com os ritmos e os movimentos.
Além da importância da capoeira como grande desenvolvedora de habilidades motoras, sociais e cognitivas, ela é um bem cultural inserida naeducação que através das estratégias das aulas consegue uma evolução fazendo com que os alunos consigam desenvolver e aperfeiçoar suas habilidades e transferi-las para outras tarefas.
















































Introdução


A capoeira é uma cultura antiga para o nosso país, e vem sendo muito visada por estudiosos dodesenvolvimento motor. Ela possui grande importância para a educação, principalmente na formação escolar, é uma prática brasileira que está inserida em nossa história, que faz com que o aluno conheça os limites de seu corpo e melhorando não só o desenvolvimento motor como também o cognitivo, apenas utilizando os movimentos da capoeira.

O desenvolvimento motor está sempre sofrendo alteraçõesdurante o tempo de vida da pessoa de acordo com as atividades praticadas em seu cotidiano.O desenvolvimento motor é ocorrido em quatro fases, que são: Reflexos, rudimentares, fundamentais e especializados. O desenvolvimento motor é dividido não só em fases, mas também em três grupos, que são: Movimentos estabilizadores, movimentos locomotores e movimentos manipuladores. O desenvolvimento motor étrabalhado na capoeira de uma forma de brincadeira lúdica e prazerosa, que pode ser utilizada para pessoas de todas as idades.





















































Definição





Desenvolvimento Motor





Ao longo de sua vida o ser humano sofre várias mudanças em seus movimentos para se mover, essas mudançasacontecem com o tempo progressivamente, resultando em um desenvolvimento motor.


O desenvolvimento motor estuda habilidades padrões, generalizações motoras e capacidades físicas das pessoas independentemente de suas faixas etárias. Ele vai se modificando de acordo com o ciclo de vida da pessoa levando em conta a biologia e as condições do ambiente.


Os movimentos motores sãoagrupados em três grupos, que são: movimentos manipuladores, locomotores e estabilizadores. Os movimentos manipuladores são as tarefas que referem-se a manipulação motora como: chute e arremessos. E os locomotores são os movimentos que envolvem mudanças na localização do corpo como: caminhar e correr. Já os movimentos que exigem um certo grau de equilíbrio são os movimentos estabilizadores, onde apessoa luta contra o gravidade tentando manter o corpo na vertical.


E para o aperfeiçoamento desses movimentos a brincadeira pula corda pode ajudar muito no desenvolvimento dos três grupos dos movimentos (manipuladores, locomotores, estabilizadores). A capoeira também envolve as três atividades, por ter que tocar instrumentos, saltar e se esquivar.


Além desses três grupos, o...
tracking img