Bullying

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1168 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Roteiro de Aula – Bullying
I- O que é bullying?
Palavra de origem inglesa. Bully significa “valentão”. É uma violência continuada (não é isolada) e intencional (não é por acaso), que não necessariamente é física, acontece entre pares (crianças/jovens X crianças/jovens), praticada por um indivíduo ou grupo (agressor), contra outro indivíduo (ou grupo) em situação de desvantagem (não está emposição de reagir), que não é justificável ( é gratuita) e que causa dor e aflição.

II- Quais os envolvidos na prática do bullying?
O agressor é aquele que se faz valer de alguma desigualdade de poder (física, cultural, socioeconômica, idade, etc), contra sua vítima. A intenção é maltratar, humilhar, amedrontar e se divertir com estas atitudes.
É possível identificar um agressor? Na escola fazemmuitos gracejos, ameaçam e constrangem os colegas; por vezes são populares e andam enturmados. Mesmo em casa costumam ser arrogantes e desafiadores, inclusive com os pais. São convincentes e manipuladores.
A vítima escolhida muitas vezes apresenta um comportamento que difere (apenas difere, não um comportamento errado) dos demais (pode ser tímida, usar óculos, ser de raça ou credo diferente doagressor, etc.), e não se encontra em posição de defender-se.
Como identificar uma vítima? Costumam ficar isoladas, ou buscam a proximidade com adultos que inibiriam a ação do agressor. Pouco participativo nas atividades, faltam com frequência às aulas. São melancólicos, podem apresentar insônia, ansiedade acima da média e alterações de humor.
A prática do bullying acontece independente dapresença de um terceiro personagem: o expectador. Neste caso, os expectadores são todas as pessoas que presenciam o caso. Ainda que não sofram diretamente às consequências do bullying, compartilham uma atmosfera de terror, medo e aflição. E adotam, normalmente, algumas destas atitudes distintas: ou calam-se, com receio de retaliação, e de tornar-se a próxima vítima (a imensa maioria dos casos), não seenvolvendo; aprovam e incentivam a prática; acolhem e apoiam a vítima da agressão.
Cresce a cada dia o número de indivíduos que são, ao mesmo tempo, vítimas e praticantes de bullying.

III- Tipos de bullying: O comportamento agressivo, intencional e repetitivo pode acontecer em diversos níveis:
Físico: esmurrar, chutar, puxar o cabelo, empurrar;
Verbal: ofender, gritar, xingar, colocarapelidos;
Moral: discriminar, contar mentiras ou fofocar;
Sexual: abusar, insinuar, assediar;
Psicológico: perseguição, intimidação, terror;
Material: roubar, destruir objetos do outro;
Virtual: “trollar”, discriminar, ofender e constranger (mais conhecido como cyberbullying). Com um adicional: agressores podem esconder-se no anonimato muito facilmente.
Acredita-se que a prática de bullying emnível físico é mais comum entre meninos. Garotas usam dos outros meios como intrigas e isolamento de colegas, além de disfarçarem melhor o comportamento hostil.
Brincadeira ou bullying? Na brincadeira, todos se divertem, tem um componente afetivo e ninguém se sente constrangido, incomodado ou ameaçado. O mesmo não acontece no bullying.

INCLUIR AQUI A APRESENTACÃO VERDADES E MENTIRAS

IV-Possíveis causas para a prática do bullying:
Ninguém acorda um dia entediado e resolve de uma hora pra outra agredir alguém. A tolerância ao bullying deve ser zero, mas é preciso compreender o que se passa com o agressor.
- Necessidade de autoafirmação e aprovação social (popularidade);
- Busca de status e poder dentro do grupo social;
- Abandono ou não valorização de valores éticos, do respeito,generosidade e tolerância às diferenças individuais e culturais;
- Não incentivar o diálogo, permitindo que a criança expresse, livremente, sua raiva;
- Não ensinar/incentivar a criança a se responsabilizar pelos seus atos;
- Inserção em ambiente altamente hostil;
- Repressão pura e simples;
- Falta de informação.

V- Como combater o bullying? (contribuição das crianças)
Não existe...
tracking img