Capitulo iii pedagogia autonomia resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (431 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPÍTULO 3 - Pedagogia da Autonomia - Saberes Necessários à Prática


3. É a segurança que se expressa na firmeza com que atua e respeita a liberdade, que aceita rever-se de si mesma. Tendosegurança e autoridade a cada instante.

3.1. Segurança com que autoridade docente se move na sua competência profissional, o professor tem que levar a sério a sua formação formadora. A liberdade e agenerosidade é uma qualidade indispensável na prática democrática do professor. Pois a autoridade docente e as liberdades dos alunos se assumem eticamente no caráter formador do espaço pedagógico.

3.2.O professor tem que se por diante dos alunos revelar com facilidade ou relutância a sua maneira de ser e pensar politicamente. Pois deve haver uma aproximação cada vez maior entre o que se diz e quese faz, entre o que parece ser e o que realmente está sendo. Este é o ponto principal que professor deve trazer consigo.

3.3. Outro saber que o professor não pode duvidar é a prática-crítico de quea educação é uma forma de mudar o mundo dentro dos conhecimentos e conteúdos aprendidos, tanto como esforços de reprodução da ideologia dominante como no seu desmascaramento.

3.4. Para PauloFreire a liberdade é importante porque sem ela a existência só tem valor e sentido na luta em favor dela. Quanto mais criticamente a liberdade assuma o limite necessário tanto mais autoridade tem ela, ouseja, a liberdade amadurece no confronto com outras liberdades.

3.5. Estas formas de intervenção com ênfase mais no aspecto do que noutro nos dividem em nossas opções em relação a cuja pureza quenem sempre somos leais. É interessante observar como há mais coerência entre os intelectuais autoritários, de direito ou esquerda, um deles respeita a curiosidade crítica nos educandos.

3.6. Tambémé importante os professores escutar pacientemente e criticamente o outro. Portanto o educador que escuta aprende a difícil lição de mudar o seu contexto.

3.7. A prática educativa do professor...
tracking img