Capitanias hereditarias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (366 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Feudalismo não existiu apenas na Europa Ocidental, mas também em civilizações tão diversas entre si, como Egito, China e o Império Turco.
Desprezar o caráter sistêmico do Feudalismo equivaleriaa fazer o mesmo com o Capitalismo ou Socialismo, e, portanto poderíamos encontrar sociedades capitalistas e socialistas em todas as épocas. (identificar um ângulo feudal em alguma civilização nãosignifica descobrir um “feudalismo”)
O feudalismo não foi uma formula, mas sim uma resposta espontânea ás dificuldades, necessidades e ansiedades concretas de um local e de uma época.
O feudalismoexplica as etapas seguintes da história europeia.
A medida que o Feudalismo, reorganizava a sociedade cristã ocidental, que ele alcançava seu objetivo, ia perdendo sua razão se ser : sua realizaçãorepresentava superação.
Ao mesmo em que permitia a sobrevivência da Cristandade, absorvendo outros povos e culturas, viliando tensões sociais, reestruturando a economia e permitindo a recuperaçãodemográfica, ele automaticamente criava novas tensões e oposições.
O Feudalismo procurou LIMITAR, CANALIZAR, ABSORVER ou REPRIMIR, mas isso significava tentar negar as próprias forças vitais.
O feudalismonão podia ser mais forte do que si mesmo, portanto ele se autodestruía.
As Capitanias Hereditárias e a Administração colonial
As Capitanias hereditárias foram um sistema de administração territorialcriado pelo rei de Portugal, D. João III, em 1534. Este sistema consistia em dividir o território brasileiro em grandes faixas e entregar a administração para particulares (principalmente nobres comrelações com a Coroa Portuguesa).
Este sistema foi criado pelo rei de Portugal com o objetivo de colonizar o Brasil, evitando assim invasões estrangeiras. Ganharam o nome de Capitanias Hereditárias,pois eram transmitidas de pai para filho (de forma hereditária).
Estas pessoas que recebiam a concessão de uma capitania eram conhecidas como donatários. Tinham como missão colonizar, proteger e...
tracking img