Exercicios direito processual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (820 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE DIREITO
DIREITO PROCESSUAL CIVIL II

Prof. Carlos Alberto Lunelli

TESTE ESCRITO


ALUNO: Juliana BordignonINSTRUÇÕES:
1- PREENCHA SEU NOME NO ESPAÇO ACIMA
2- UTILIZE APENAS OS ESPAÇOS EXISTENTES ENTRE CADA UMA DAS QUESTÕES PARA AS RESPOSTAS. NÃO SERÃO ACEITOS ARQUIVOS SEM AS QUESTÕES.

1)Depoisde juntada a contestação aos autos, foi feita a conclusão dos autos e o Juízo observa que o Réu alegou litispendência, postulando a extinção do feito, sem julgamento do mérito e juntando cópiaautenticada da primeira ação proposta, que dá ensejo à litispendência.
Diante de tais elementos, nesse momento processual, qual o despacho adequado?

O juiz ouvirá o autor para que o mesmo possamanifestar-se diante da alegação do réu no prazo de 10 dias permitindo para este a produção de prova documental conforme art. 327 CPC.
É lícito concluir, então, ser impossível existir ação sem processo, masser perfeitamente possível existir processo sem ação, o que ocorre nas hipóteses de extinção do processo sem resolução de mérito (artigo 267 do Código de Processo Civil).
Se a finalidade do ato forextinguir o processo, será sentença.

2) Numa audiência de instrução, o réu pretende ouvir uma testemunha que é sua amiga íntima, fato que é do conhecimento do autor. Considerando que pretende evitaro depoimento dessa testemunha, o que o autor deverá fazer? Em que momento deverá adotar essa providência? Fundamente sua resposta.

Contraditar a testemunha.
“Impedida está à testemunha commanifesto interesse no desfecho da causa em favor da parte a quem representava- art. 405, &2°, III do CPC. e art.405, &3°, III do CPC, é suspeita como testemunha a pessoa amiga intima da parte.
Deverárequerer que o fato conhecido de forma superveniente ao compromisso da testemunha, seja imediatamente consignado em ata de audiência e arguir, em caráter incidental, a contradita. Art. 404 CPC.

3)...
tracking img