Capital financeiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8155 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho Capital financeiro

Aluna: Marcelle Monfredo
Materia: Analise Financeira

INTRODUÇÃO

O Capitalismo Financeiro corresponde a um tipo de economia capitalista em que o grande comércio e a grande indústria são controlados pelo poderio econômico dos bancos comerciais e outras instituições financeiras. O surgimento do Capitalismo Financeiro no Séc. XIXestá diretamente ligado com o forte crescimento econômico que se registrava neste período de plena expansão da Revolução Industrial.
A aplicação prática das invenções técnicas à indústria e aos transportes (em especial a máquina a vapor e as novas técnicas de fundição) associados aos ideais do Liberalismo Econômico proporcionou uma espetacular expansão econômica e o alargamento dos mercados àescala mundial. Neste contexto de crescente liberalismo e de mundialização das economias, as empresas sentem cada vez mais a necessidade de se expandirem investindo em máquinas e instalações e recorrendo a processos de concentração empresarial
O capital financeiro é o termo que designa qualquer meio ou mecanismo que representa riqueza ou outros estilos de capital.

Em termos simplificados, a lógicafinanceira consiste em 'fazer dinheiro a partir de dinheiro', sem necessariamente passar pela esfera da produção. O predomínio crescente dessa lógica, de caráter rentista - isto é, que não tem como finalidade a produção mas a remuneração do detentor de um ativo - na economia mundial, ocorre desde pelo menos o início dos anos 1980.
Entre 1980 e 2006, a riqueza financeira mundial (incluindo açõese debêntures, títulos de dívida privada e da pública e aplicações bancárias) cresceu mais de 14 vezes, enquanto o PIB mundial cresceu menos de cinco vezes. Trata-se, portanto, de capital fictício - ou seja, não vinculado à esfera produtiva - que efetivamente acabou por comandar a economia como um todo. [1]
Desde a 1971, o governo dos Estados Unidos, durante o administração de Richard Nixon,cancelou unilateralmente os acordos de Bretton Woods (1944), acabando com a conversibilidade do dólar americano em ouro, embora a moeda americana se mantivesse como meio de pagamento internacional geral e moeda hegemônica. De fato, o dólar americano continua sendo a moeda constitutiva de mais de 70% das reservas internacionais.
Quando dinheiro inconversível funciona como meio de pagamentointernacional, abrem-se as portas para a chamada financeirização da economia, fenômeno potencialmente gerador de crises. Em um contexto de globalização econômica, essas crises rapidamente se tornam sistêmicas, sobretudo quando atingem o coração do sistema, a exemplo da crise das hipotecas de alto risco, deflagrada em 2007-2008.
Neste sentido, Keynes, em sua obra Teoria do emprego, do juro e da moeda,entendeu que, para salvar o capitalismo de si mesmo, era preciso que o Estado o controlasse, e já apontava para a necessidade de regular os mercados - principalmente o mercado financeiro - e de controlar os fluxos financeiros internacionais.
"Uma parte cada vez maior do capital industrial - escreve Hilferding - não pertence aos industriais que o utilizam. Podem dispor do capital unicamente porintermédio do banco, que representa, para eles, os proprietários desse capital. Por outro lado, o banco também se vê obrigado a fixar na indústria uma parte cada vez maior do seu capital. Graças a isto, converte-se, em proporções crescentes, em capitalista industrial. Este capital bancário - por conseguinte capital sob a forma de dinheiro -, que por esse processo se transforma de fato em capital industrial,é aquilo a que chamo capital financeiro." "Capital financeiro é o capital que se encontra à disposição dos bancos e que os industriais utilizam."(1*)
Esta definição não é completa porque não indica um dos aspectos mais importantes: o aumento da concentração da produção e do capital em grau tão elevado que conduz, e tem conduzido, ao monopólio. Mas em toda a exposição de Hilferding em geral,...
tracking img