Capital de giro

Páginas: 3 (740 palavras) Publicado: 14 de abril de 2013
RESUMO: CONTABILIZAÇÃO DAS VARIAÇÕES DA NECESSIDADE DE CAPITAL DE GIRO

Quando se deseja iniciar uma atividade ou mesmo expandi-la, muito se analisa a necessidade de aplicações em ativospermanentes, mas pouca atenção é dedicada ao “investimento em clientes e estoques”.
A Concessão de prazo pra clientes ou a opção por um aumento nos níveis dos estoques, ambos valores contabilizados no ativocirculante, pode significar uma decisão de investimento tão ou mais duradoura do que aquela efetuada em ativos permanentes.
A Necessidade de Capital de Giro (NCG), e suas variações, podem levar áfalência muitas empresas, principalmente pequenas e médias.
Uma empresa necessita garantir a manutenção de sua estrutura física, permanente e operacional, necessária para suas atividades.
A criação deuma Reserva de Capital de Giro denominada Reserva das Variações da Necessidade de Capital de Giro (RVNCG) como forma de garantir a manutenção do capital físico da empresa, ajustando o lucro passível dedistribuição através da contabilização das variações da NCG.
Palavra-Chave: Necessidade de Capital de Giro (NCG) Capital Físico, Custo Corrente Corrigido (CCC), Lucro Passível de Distribuição e“Reserva das Variações da NCG (RVNCG)”.
INTRODUÇÃO
A Necessidade de Capital de Giro (NCG) pode ser financiada através do capital próprio ou de terceiros. Ela pode variar por diversos motivos, tais comoalterações dos preços dos estoques, aumentos ou diminuições dos níveis da atividade econômica, mudanças nos prazos dos pagamentos de fornecedores e recebimento de cliente.
Necessidade de Capital de Giro– NCG
“O Ativo Circulante Operacional –ACO é o investimento que decorre automaticamente das atividades de compra/produção/estocagem/venda, enquanto o Passivo Circulante Operacional- PCO é ofinanciamento, também automático, que decorre dessas atividades. Portanto NCG= ACO-PCO.
Fontes de Financiamentos da NCG
A NCG pode ser financiada através de:
- Capital de Terceiros:Exigível de Custo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Capital de giro
  • Capital de giro
  • Capital de giro
  • Capital de giro
  • Capital de Giro
  • Capital de Giro
  • capital de giro
  • capital de giro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!