Portfolio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1943 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de Ensino Presencial Conectado
Pedagogia

Priscila Monica da silva

PLANO DE AÇÃO
Discriminação e Preconceito no Espaço Escolar

Itabira
2012

Priscila monica da silva

PLANO DE AÇÃO
Discriminação e Preconceito no Espaço Escolar

Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina deProdução Textual interdisciplinar Individual.

Tutora de sala: Prof. Dulcinéa Procópio Alvarenga Gomes

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4
2. JUSTIFICATIVA 5
3. OBJETIVOS 6
3.1 GERAL 6
3.2 ESPECÍFICOS 6
5. DESENVOLVIMENTO 7
6. CRONOGRAMA 9
7. CONCLUSÃO 10
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................11
9.ANEXOS................................................................................................................12

1. INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem como objetivo analisar a Discriminação e o Preconceito no Espaço Escolar, portanto é de grande importância definir alguns conceitos importantes que geralmente aparecem quando discutimos sobre relações raciais. São eles: preconceito racial,discriminação racial e racismo. Muitas vezes não os diferenciamos ou não sabemos exatamente o que de fato cada termo quer dizer.
Quando falamos de preconceito estamos nos referindo a idéia preconcebida, sem razão objetiva ou refletida.
Já a discriminação racial é uma atitude ou uma ação que objetiva diferenciar, distinguir e em geral prejudicar um grupo tendo por base idéias preconceituosas.
E por fim, noconceito de racismo está presente a idéia de que existem raças superiores e inferiores e que disso decorrem a opressão de um grupo racial sobre outro, legitimando as desigualdades sociais, econômicas, escolares etc.Sendo o foco do nosso trabalho a discriminação racial.

2. justificativa

A lei N.º 10.639, de 9 de janeiro de 2003, incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, data emque comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. A mesma lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Com isso, professores devem inserir em seus programas aulas sobre os seguintes temas: História da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional.
Portanto será elaborado um projetopara conscientização e valorização ao próximo abrangendo todo o mês, em que a intenção é envolver os alunos, a equipe escolar, os pais, funcionários e comunidade escolar para que possa extinguir ou pelo menos reduzir em números significantes os casos de discriminação, preconceito ou racismo.
Sendo que lutamos por igualdade e uma sociedade justa, buscando primeiramente ensino crítico da diversidadecultural brasileira, no qual a educação apresente novos significados para sua história e cultura.

3. OBJETIVOS

3.1 GERAL

* Promover uma reflexão para que a comunidade escolar (alunos, funcionários, pais, professores) compreenda e respeite a diversidade étnico-racial, construindo assim as suas identidades dentro e fora do ambiente escola.3.2 ESPECÍFICOS

* Reconhecer as contribuições das várias matrizes culturais presente na sociedade Brasileira
* Abranger a diversidade étnico-racial e respeitá-la. 
* Estimular intervenções individuais e coletivas contra atitudes preconceituosas.
* Propiciar reflexões que favoreçam a formação integral do cidadão reflexivo, ativo e responsável tendo emvista a construção de um mundo mais humanizado.
* Proporcionar e ressalvar a toda a comunidade escolar eventos e ações que valorizem a diversidade e ao próximo.

3. DESENVOLVIMENTO

O povo brasileiro é resultante de culturas e civilizações originárias dos demais continentes e tiveram suas identidades construídas historicamente sobre os pilares da democracia racial, mas que na...
tracking img